Combate à pesca ilegal resulta em doze detidos e três armas de fogo apreendidas em Pacujá

23 de março de 2023 - 15:28 # # # # # #

O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) deteve, nessa quarta-feira (22), doze pessoas por pesca ilegal no município de Pacujá, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Durante a ofensiva, foram apreendidas três espingardas artesanais, 260 kg de peixes, dez galões de plástico e oito tarrafas. Aproximadamente 600 kg de peixes vivos foram devolvidos imediatamente ao rio para continuarem o ciclo de reprodução (piracema).

Os policiais ambientais realizam o patrulhamento da área, quando, no final da tarde, foram informados sobre uma ocorrência de pesca ilegal em um trecho do rio Jaibaras, no distrito de Milhã, zona rural de Pacujá. Com a chegada da equipe no ponto de pesca, ocorreu uma fuga generalizada, uma vez que é sabido que, entre 1º de fevereiro e 30 de abril, a pesca continental é proibida por força de lei. Ainda assim, foram capturadas 12 pessoas nas imediações.

Com os suspeitos, foram apreendidos ainda três espingardas artesanais do tipo socadeira, cerca de 260 kg de peixes abatidos, entre piabas, piabuçu, pial e curimatã, dez galões de plástico e oito tarrafas. Além disso, cerca de 600 kg de peixes vivos foram devolvidos imediatamente ao rio, no intuito de permitir a perpetuação das espécies locais.

Os suspeitos e os materiais apreendidos foram conduzidos até a Delegacia Regional de Sobral, unidade plantonista que cobre a área. O caso foi transferido para a Delegacia Municipal de Pacujá, que conduz investigações no intuito de identificar e capturar os suspeitos e identificar a posse das armas de fogo apreendidas durante a ofensiva policial. Os peixes abatidos foram doados à Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social de Sobral.

Crime ambiental

A PMCE esclarece que, entre 1º de fevereiro a 30 abril, o Estado vivencia o período da piracema. Na época, diversas espécies de peixes de água doce se deslocam rio acima no intuito de realizar a desova e perpetuar a própria espécie, quando fica vedada a pesca em águas continentais, sendo o exercício da atividade considerada crime ambiental.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (88) 3677-4711, o número da Delegacia Municipal de Pacujá.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.