Diretora de Planejamento e Gestão Interna da Pefoce participa do encontro nacional de enfrentamento à violência contra a mulher em Brasília

22 de março de 2023 - 18:14 # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) marcou presença no encontro nacional promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, que tratou do tema “Segurança Pública e o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”. O evento, que ocorreu entre segunda-feira (20) e quarta-feira (22), reuniu representantes das forças de segurança de todo o país para discutir assuntos como a especialização do atendimento às mulheres vítimas de violência, os desafios para a integração no atendimento à mulher e práticas inovadoras já desenvolvidas por estados e municípios no combate a esse tipo de violência.

A perita criminal Manuela Cândido, diretora de Planejamento e Gestão Interna da Pefoce, representou a instituição no evento. Ela atuou como diretora de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública na Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), onde participou do desenvolvimento de pesquisas sobre a violência contra a mulher e na construção de políticas públicas da mesma temática.

De acordo com Manuela Cândido, o evento foi importante porque permitiu o compartilhamento de experiências e boas práticas de enfrentamento à violência de gênero contra a mulher em todos os estados. “O evento nos proporcionou um dia de discussão sobre as dificuldades de cada estado, finalizado com um relatório com os principais pontos de melhoria. Nos dois dias subsequentes, houve apresentações de boas práticas das várias instâncias de atuação, além de palestrantes que fizeram análises das estatísticas, reflexão na abordagem às vítimas e medidas educacionais oferecidas aos agressores. O objetivo agora é retornar ao Ceará com experiência para aprimorar os serviços da Pefoce e estabelecer novos protocolos em casos de violência contra a mulher”, destacou a diretora.

Também participaram do encontro, representando o estado do Ceará, a delegada geral adjunta da Polícia Civil do Ceará, Teresa Cruz; a diretora de planejamento e gestão interna da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), delegada Kamilly Campos; a diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis da PCCE, delegada Janaina Braga; a tenente BM Renata Stuani e a tenente PM Vanessa Macêdo.