Governador do Ceará e secretário da SSPDS acompanham ações de apoio às vítimas de chuvas em Aratuba

17 de março de 2023 - 19:03 # # # # # #

Membros do Governo do Ceará se reuniram, na manhã desta sexta-feira (17), para definir novas ações em municípios atingidos pelas chuvas

As Forças de Segurança do Ceará seguem atuando para reduzir os prejuízos causados pelas fortes chuvas que ocorrem desde ontem (16), em diversas cidades cearenses. Diante disso, nesta sexta-feira (17), o governador Elmano de Freitas e o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, estão no município de Aratuba – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado, para acompanhar as ações de apoio às vítimas.

O Governo do Estado do Ceará disponibilizou um grande aparato para dar continuidade ao trabalho de apoio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas que atingiram o Ceará. Na ocasião, um grupo de trabalho foi criado para identificar situações de risco em todo o Estado. Além disso, as famílias desabrigadas nos municípios que decretarem situação de emergência terão direito a receber o aluguel social, entre outras ações.

Para a cidade de Aratuba, foram enviadas equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), incluindo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Ceará (Cedec); da Polícia Militar do Ceará (PMCE); e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, falou sobre as novas ações que foram definidas para realizar na região atingida. “Estamos aqui para prestar nossa solidariedade a essas famílias que perderam seus entes queridos e suas moradias. Os passos agora são de apoio a essas famílias, garantindo alimentação, aluguel social e adquirir ou construir novas casas para os desabrigados. O importante é que essas famílias tenham apoio. Já enviamos para cá cestas básicas, colchonetes, roupas. Estamos dando todo o apoio do ponto de vista imediato, mas também do ponto de vista de médio prazo, para que possamos, efetivamente, garantir residências seguras para essas famílias e garantir apoio social para que elas tenham o mínimo de atenuação de seu sofrimento”, ressaltou o governador.

O titular da SSPDS, Samuel Elânio, ressaltou a solidariedade para com as famílias afetadas pelas fortes chuvas e reforçou a disponibilização de todo o aparato das Forças de Segurança. “Tivemos hoje na região de Aratuba juntamente com o comandante-geral dos Bombeiros (Cel Cláudio Barreto) e o comandante-geral da PMCE (Cel Klênio Sávyo), com o intuito de tentarmos guarnecer as áreas de risco por meio do CBMCE e da Defesa Civil, além, de garantirmos por meio da Polícia Militar, a segurança das casas, resguardando o patrimônio das pessoas, que já estão sofrendo tendo que deixar seus imóveis por conta das chuvas. Nosso intuito é trazer segurança e tranquilidade para essa população”, frisou o secretário.

CBMCE

O tenente-coronel Haroldo Gondim, coordenador estadual da Defesa Civil, acompanhou os trabalhos em Aratuba. Ele conta que os agentes atuam desde ontem (16), na região. “Mapeamos toda a área e removemos as famílias para locais mais seguros”. O coordenador afirma que, ao todo, 15 famílias foram removidas de locais de risco e abrigadas em hotéis da região. Além disso, 25 bombeiros e agentes da Defesa Civil atuam na cidade. Dezenas de agentes da corporação trabalharam em outros municípios.