Cogep/SSPDS promove palestra em parceria com a SPS para conscientizar sobre violência no contexto familiar

10 de março de 2023 - 16:46 # # # #

A Coordenadoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Cogep) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), promoveu, na sede da SSPDS uma palestra sobre combate à violência no contexto familiar, na manhã desta sexta-feira (10). O evento teve como público-alvo jovens estagiários do programa Primeiro Passo, vinculado à SPS.

Estiveram presentes no evento, realizado na manhã desta sexta-feira, representantes das duas pastas. A palestra, ministrada pelo psicanalista Ricardo Mariz, teve como tema principal o combate à violência no contexto doméstico a partir de abordagens sobre assuntos como misoginia e LGBTfobia. Também foram retratados os aspectos sociais de diferentes composições de famílias.

Além disso, no evento, foram tratados na apresentação valores como a empatia e o respeito às diferenças, ressaltando a necessidade de serem combatidas as mais variadas formas de pequenas e grandes violências no contexto doméstico, incluindo as violência psicológica e patrimonial e considerando os mecanismos como a Lei Maria da Penha.

Durante a palestra, o psicanalista Ricardo Mariz reforçou a importância do estabelecimento de uma rede de apoio às vítimas para que o ciclo seja rompido. “A gente vive com uma espécie de Síndrome de Gabriela: ‘eu nasci assim, eu cresci assim, vou morrer assim’; não, gente. Você nasceu assim, você cresceu assim, mas você pode ser o que quiser”, disse. “O recado que fica aqui é de que a gente não pode ficar calado”, completou o psicanalista.

O estagiário Kevin, do Primeiro Passo, comentou que achou a palestra como um importante instrumento no combate à violência contra a mulher. “Eu achei muito interessante, porque muito homem trata a mulher como um objeto. E, inclusive, foram as mulheres que finalizaram a guerra, indo para as ruas no dia 8 de março”, concluiu o jovem.

Já para a também estagiária do programa Gabrielly, a palestra gera impacto positivo aos participantes por possibilitar que vejam essas questões sob um outro ponto de vista. “A palestra de hoje serve para reforçar o que muitas vezes as pessoas não entendem e julgam através dos seus olhares. Um olhar de quem não está na situação. E eu acho importante reforçarmos, porque muitas vezes a gente normaliza muitas coisas que não são normais e nem devem ser normalizadas”, pontuou.

Na apresentação, também foram reforçados números e canais de atendimento disponibilizados para o atendimento de vítimas de violência doméstica. Uma segunda palestra sobre o assunto foi programada para o horário da tarde para atender outros integrantes do programa durante o turno.