PMCE promove evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher

9 de março de 2023 - 14:38 # # # # #

Assessoria de Comunicação da PMCE

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) promoveu, na manhã dessa quarta-feira (8), eventos voltados especialmente para as mulheres policiais militares, colaboradoras civis e terceirizadas em todas as unidades da corporação. Para as policiais militares da Capital e Região Metropolitana, o encontro aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro de Fortaleza, onde cerca de 200 mulheres foram homenageadas. A programação contou com a presença da vice-governadora do Estado, Jade Romero; do comandante-geral e subcomandante da PMCE, coronel Klênio e coronel Vineimar, respectivamente; além do subchefe do Estado Maior da corporação, coronel Costa; e demais autoridades militares.

A abertura do evento foi realizada pela consultora de imagem Gabriella Driessen, que falou sobre imagem e comunicação, abordando assuntos da moda, cores e como esse tema pode influenciar de maneira significativa na autoestima das mulheres. Após o workshop de cores, as presentes participaram de um coffee break ao som do grupo Prevenção e Arte da PMCE. Durante a ação, a vice-governadora do Ceará palestrou sobre o empoderamento feminino nos espaços de poder. “Nós compartilhamos a missão de representar outras mulheres, de combater a violência de gênero, principalmente, em ambientes dominados por homens. A representatividade da mulher é muito importante, seja na política, na segurança pública ou em qualquer lugar”, destacou.

Na oportunidade, Jade Romero anunciou uma série de medidas para promover a proteção e autonomia das mulheres. Entre elas, a implantação das Patrulhas Maria da Penha nos territórios onde existem já existem a Casa da Mulher Cearense. “Queremos mostrar a força do Estado no auxílio às mulheres que foram agredidas”, disse.

Em sua fala, o comandante-geral da PMCE falou sobre a trajetória da mulher dentro da instituição. “É uma satisfação na data de hoje eu ser comandante-geral da PMCE e poder participar desse momento. Sou aspirante de 1994 e foi nesse ano que as primeiras mulheres entraram na PMCE. Acredito que isso enriqueceu muito nossa formação, pois foi uma novidade que só valorizou ainda mais nossa corporação. As mulheres fazem a diferença nessa atividade militar que é tão difícil e ao mesmo tempo tão prazerosa, e ter a policial feminina complementa nossa segurança pública”, afirmou o coronel Klênio.

Para a capitã da Cavalaria, Nara, o evento mostra a valorização da mulher policial. “Esse evento é um momento muito importante para que a gente possa lembrar das mulheres que ingressaram na PM antes de nós e assim reconhecer o trabalho que todas vem realizando ao longo de anos, e nos faz perceber quais espaços ainda podemos ocupar para sermos reconhecidas em todas as áreas”.

“Estou amando o encontro promovido pela corporação para homenagear as mulheres e me sinto prestigiada em estar aqui neste dia”, falou a soldado Fernanda Costa do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e recém-ingressa na PM.

O evento foi finalizado com a entrega de mudas de cactos como representação da força da mulher e como forma de agradecer a participação de todas.