PMCE captura seis suspeitos de furto de animais na Região Norte do Estado

9 de março de 2023 - 16:05 # # # # # # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), capturou seis pessoas suspeitas de integrar um grupo criminoso especializado em furtos de animais de criação no interior do Estado. Ao todo, seis homens foram presos em flagrante e 26 animais que haviam sido furtados foram recuperados. As prisões aconteceram nessa quarta-feira (8), nos municípios de Granja e Viçosa do Ceará, que pertencem à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

Após serem informados por populares sobre os crimes, os policiais militares iniciaram as diligências pelos locais informados. Na manhã de quarta, um veículo suspeito que teria envolvimento com os crimes foi abordado pelos policiais na zona rural de Granja. Com a ação, foram encontrados três homens com 15 caprinos no interior do carro. Os suspeitos foram identificados como Francisco Higo Freitas da Silva (49); Nivaldo Ribeiro Dantas (42); que já tem passagens por furto, extorsão e crime contra a fé pública, e Rivaldo Roseno Dantas (24). Com o trio, a equipe também apreendeu três aparelhos celulares e uma faca.

Outras prisões

Ainda na quarta, as equipes realizaram diligências em Viçosa do Ceará, onde localizaram outro grupo suspeito em um veículo. Com a abordagem, os homens foram identificados como Antônio de Morais Sousa (56), com passagens por crimes de porte e posse ilegal de arma de fogo; Douglas Rodrigues de Lima (38), com antecedentes criminais por estelionato e roubo; e José Oscar da Costa (59), que já responde por um crime de receptação. No veículo, os policiais encontraram mais 11 ovinos, além de apreenderem um aparelho celular e uma faca com o grupo.

Todos os seis suspeitos foram conduzidos para unidades da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) nas cidades em que foram capturados, onde foram autuados em flagrante pelo crime de furto. Após os procedimentos na delegacias, os homens colocados à disposição da Justiça. Os animais foram devolvidos aos seus proprietários.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número (88) 3264.1940, da Delegacia Municipal de Granja.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.