SSPDS coordena plano de segurança para partida entre Fortaleza e Deportivo Maldonado
1 de março de 2023 - 17:09 #13o DP #AMC #BPRE #CBMCE #CGO #Ciopaer #Ciops #Copol #CPChoque #CPRaio #Detic #DIP #DPJC #GMF #PC-CE #Plano de Segurança #PMCE #POG #RPMont #Sesec #SSPDS
A Arena Castelão será palco, nesta quinta-feira (2), da partida entre Fortaleza e Deportivo Maldonado. O jogo marca mais uma disputa da fase preliminar da Copa Libertadores da América. Para dar segurança e tranquilidade aos torcedores, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) elaborou um plano operacional, que contará com a participação de agentes das Forças de Segurança do Estado, dentre eles profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). A partida tem início às 21 horas e contará com mais de 50 mil torcedores.
Todos os esforços estão sendo empregados pela SSPDS, para reforçar a segurança antes, durante e depois da partida, dentro e no entorno do estádio, que fica localizado no bairro Boa Vista – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) da Capital, para que os torcedores aproveitem o jogo com tranquilidade. As ações operacionais serão gerenciadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e contarão com o trabalho integrado da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS, e dos órgãos vinculados à pasta – PMCE, PC-CE e CBMCE.
Pela PMCE, participam a Coordenação Geral de Operações (CGO), o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), o Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont), além do Policiamento Ostensivo Geral (POG).
O posto avançado da PC-CE, instalado no interior da Arena Castelão, funcionará das 19 horas do dia 2 de março até 1 hora da manhã do dia 3 de março, e contará com a atuação do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), do Departamento de Inteligência da Polícia (DIP) e do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic). As ocorrências relacionadas ao jogo, registradas na área externa do estádio, serão direcionadas para o 13º Distrito Policial (DP).
Militares do Corpo de Bombeiros estarão na Arena Castelão preparados para ações de combate a incêndio e de resgate e salvamento. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento. Também participam as forças amigas: a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).