Bombeiros militares apagam incêndio residencial em Maracanaú

24 de fevereiro de 2023 - 16:07 # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) debelou, na manhã desta sexta-feira (24), um incêndio em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado. Conforme a corporação, não houve vítimas na ocorrência em uma residência situada no bairro Conjunto Novo Maracanaú.

A proprietária do imóvel dormia no quarto no momento de propagação das chamas. “O incêndio ocorreu dentro de um guarda-roupa por conta de uma vela acessa. Não houve vítima, mas o incêndio consumiu peças de roupas e uma parte do telhado”, informou o comandante do socorro do CBMCE, o 2º tenente Alexsandro Moreira Lyra.

“Após reconhecimento e avaliação da situação, com a utilização de um balde com água da própria residência, o incêndio foi apagado. O rescaldo se deu com a utilização de uma enxada para puxar o material queimado”, complementou.

Prevenção

Somente em 2023, o Corpo de Bombeiros atendeu 143 ocorrências de incêndio em todo Estado, sendo 117 em residência unifamiliar e 26 em residência multifamiliar. A principal causa dos incêndios residenciais são curtos-circuitos na rede elétrica, com ventiladores e condicionadores de ar, os maiores vilões.

Uma das recomendações é, ao sair da própria residência, desligar os registros do gás de cozinha e da rede elétrica. Em relação às velas, os bombeiros militares recomendam não colocar velas acesas próximas a fontes de vento, com janelas e ventiladores e nunca dormir com velas acesas. Outros acidentes comuns envolvem colocá-las em locais altos, embaixo de armários ou em cima de lençóis.