Três homens suspeitos de crimes são capturados durante Operação Focus na Capital

17 de fevereiro de 2023 - 14:14 # # # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), deflagrou, na noite dessa quinta-feira (16), mais uma fase da Operação Focus. Dessa vez, os trabalhos policiais para coibir crimes foram realizados em bairros da Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. Na ocasião, dois homens foram presos por força de mandados de prisão preventiva e um terceiro suspeito foi detido em posse de uma motocicleta adulterada.

A ofensiva foi realizada para coibir crimes Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) na região. A 10ª edição da “Operação Focus” ocorreu nos bairros Quintino Cunha, Antônio Bezerra, Pici, Bonsucesso, Bela Vista, Jóquei Clube e João XXIII. O primeiro a ser preso foi Francisco Claumir Barbosa da Silva (37), com passagens por roubo. Em seu desfavor foi cumprido um mandado de prisão preventiva por roubo. Claumir foi capturado por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) em via pública, no bairro Bonsucesso. 

Outro indivíduo de 35 anos foi preso por policiais civis no bairro Bela Vista. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão em aberto pelo não pagamento de pensão alimentícia. Agora, ambos estão à disposição do Poder Judiciário. Além das duas prisões, também foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor de um suspeito de 30 anos. O homem estava trafegando em uma motocicleta adulterada, no bairro Bonsucesso. O trio foi conduzido para uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde os procedimentos foram feitos. 

Efetivo

A ação contou com 79 policiais distribuídos em 19 equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Ainda colaboraram, agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Além do cumprimento de mandados, foram realizadas ainda 116 abordagens a pessoas e 35 a veículos em conduta suspeita. 

Denúncias

A Operação Focus também orientou a população a contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.