Polícia Civil do Ceará deflagra operação de combate ao crime organizado

9 de fevereiro de 2023 - 16:31 # # # # # #

Dando continuidade aos trabalhos de combate às organizações criminosas, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou a “Operação Profilaxia”, nas primeiras horas desta quinta-feira (09), com o intuito de desarticular uma estrutura criminosa com membros de um grupo criminoso ligados diretamente à Valeska Pereira Monteiro, de 28 anos, a “Majestade”. Contra ela, foi cumprido um mandado de prisão preventiva por integrar organização criminosa. Detalhes do trabalho policial foram divulgados em coletiva de imprensa na sede da PC-CE, no Centro de Fortaleza.

Foram cumpridos 11 mandados de prisão, sendo três deles no sistema penitenciário do Estado, além de uma captura em flagrante delito. Entre os alvos, além de “Majestade”, que teve mais uma prisão preventiva decretada, estão nove homens e duas mulheres. Conforme as investigações desenvolvidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), os alvos desta operação são apontados como integrantes que auxiliavam “Majestade” tanto na parte financeira, quanto na logística de guarda e comercialização de armas e drogas.

Durante coletiva, o delegado geral da PC-CE, Márcio Gutiérrez, comentou sobre o objetivo da operação. “Essa operação está dentro das nossas diretrizes de combate ao crime organizado, que é sufocar esses grupos criminosos, tirando esses indivíduos de circulação mas, também, tirando o seu capital financeiro. Então reitero que nosso papel é investigar, localizar e prender esses indivíduos de alta hierarquia, indivíduos que têm um poder decisório. Dessa forma, continuaremos a prender e, principalmente, bloquear suas contas bancárias e sequestrar os bens, para que assim possamos enfraquecer esses indivíduos”, explicou o delegado geral.

Ao todo, 80 policiais cumpriram 30 mandados judiciais, sendo 16 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão, além de 13 bloqueios de contas bancárias. A ofensiva foi realizada nos bairros Paupina, Jóquei Clube, Padre Andrade, Parque São José, Lagoa Redonda e Messejana em Fortaleza, além dos municípios de Caucaia e Maracanaú.

O delegado titular da Draco, Alisson Gomes explicou sobre o bloqueio das contas bancárias durante a operação e falou sobre as investigações que ocorrem desde 2021. “As investigações evidenciaram que estas contas eram utilizadas em favor deste grupo criminoso para movimentações de dinheiro adquirido de forma ilícita. Com essas prisões, desestabilizamos essas organizações, que são abastecidas pelo tráfico de drogas e acabam por cometer diversos outros crimes. Quero destacar ainda que as investigações ocorrem desde o ano de 2021, ou seja, quase dois anos de investigação da Polícia Civil e nela, podemos evidenciar que ‘Majestade’ atuava como uma chefe desse núcleo criminoso, ela e seu esposo, que segue foragido, pois hoje não conseguimos localizá-lo, eram quem tomavam decisões relevantes neste grupo, alvo das decisões judiciais cumpridas hoje”, disse Alisson.

Denúncias

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.