Forças de Segurança encerram janeiro com quase uma tonelada de drogas apreendidas

9 de fevereiro de 2023 - 17:43 # # # # #

O balanço positivo representa um aumento de 273,4% no total de apreensões, quando comparado com o mesmo período do ano passado

Somente em janeiro deste ano, as Forças de Segurança do Ceará apreenderam quase uma tonelada de drogas, durante ações ostensivas, de inteligência e de investigação relacionadas ao combate ao tráfico de entorpecentes em todo o Estado. Ao todo, 940 quilos de drogas, entre cocaína, crack e derivados de cannabis, foram retirados de circulação pelas Forças de Segurança. O balanço positivo representa um aumento de 273,4% no total de apreensões, em comparação com o mesmo período no ano de 2022, quando foram apreendidos 251,80 kg de entorpecentes. 

Os dados foram consolidados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O secretário Samuel Elânio, titular da SSPDS, destaca que a integração entre as inteligências policiais tem sido essencial para esse resultado. “Esse aumento de 273,4% na apreensão de drogas no Estado do Ceará, nesse mês de janeiro, comparado com o mesmo mês de 2022, é fruto de um trabalho que vem sendo realizado de integração das Forças de Segurança, das inteligências da própria Secretaria e das Polícias Civil e Militar. É importante destacar ainda o fortalecimento que foi dado à Delegacia de Narcóticos (Denarc) da PC-CE, porque não tem como desvincular os bons resultados de um bom trabalho de investigação e prevenção”, concluiu o gestor da SSPDS. 

Outros destaques

A Região Metropolitana se destacou com o número de apreensões, tendo um aumento de 926,1%. Em janeiro de 2023, 180,42 quilos de entorpecentes foram apreendidos. No mesmo mês do ano passado o número foi de 17,61 quilos. A Capital também teve crescimento chegando a 289,7%, com 507,03 quilos de drogas apreendidas em janeiro, e 130,10 no mesmo período do ano passado. Já a Região Norte, saiu de 44,28 kg recolhidos em janeiro de 2022, para um aumento de 200%, com 132,86 quilos de ilícitos apreendidos em janeiro deste ano. Na Região Sul do Estado, também houve aumento de 100,1%. O número passou de 59,80 quilos de drogas apreendidas em janeiro de 2022, para 119,64 quilos em janeiro de 2023.

Entre as apreensões, uma ação conjunta desenvolvida pelas Polícias Civil (PC-CE) e Militar do Ceará (PMCE), em conjunto com a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou na apreensão de quase 400 quilos de maconha, além de centenas de psicotrópicos. A ação policial foi realizada no dia 24 de janeiro, no bairro Parangaba, na região da Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. Um homem, que seria o responsável por esse depósito, foi preso. 

A Polícia Civil recolheu ainda 148,9 kg de maconha e uma quantidade de cocaína, na cidade de Itaitinga – Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25) do Estado. A ação ocorreu dia 27 de janeiro.

Balanço

No que concerne ao acumulado de 2022, no Ceará houve aumento significativo de apreensões de drogas. Mais de cinco toneladas de entorpecentes foram apreendidas em todo o Estado durante o ano. Com o trabalho integrado, realizado pelas Polícias Civil e Militar do Ceará, foi possível retirar de circulação 5.684,21 kg de entorpecentes como maconha, crack e cocaína. 

Ao longo do ano, destacam-se os derivados da cannabis, que incluem maconha e haxixe. Foram mais de três toneladas, totalizando 3.431,16 kg de drogas apreendidas pelas Forças de Segurança entre janeiro e dezembro de 2022. No mesmo período, foram apreendidas 2.005,39 e 247,66 kg de cocaína e crack, respectivamente.

Denúncias

A SSPDS-CE ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações também podem ser repassadas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.