Abips da SSPDS participa de palestra sobre acolhimento familiar com servidores e colaboradores da Pefoce

3 de fevereiro de 2023 - 17:45 # # # # # #

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Pessoal (SSPDS) participou, nesta sexta-feira (3), de um encontro que teve como objetivo a promoção de um atendimento cada vez mais humanizado ao público atendido pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). A palestra foi realizada na sede da Pefoce, no bairro Moura Brasil, em Fortaleza. O encontro contou com transmissão ao vivo, possibilitando a participação remota de todos os servidores dos núcleos da instituição. 

A palestra intitulada “Acolhimento familiar no contexto do luto” foi ministrada pela psicóloga Beatriz Vasconcelos, especialista em Tanatologia – área que investiga os mecanismos e aspectos forenses da morte, tais como as mudanças corporais que acompanham o período após a morte. O encontro foi acompanhado pela gestora da Abips, Bruna Gadelha, e de assessoras técnicas. Esteve entre os pontos debatidos: as vivências entre os profissionais, o cuidado com as famílias em situação de luto, a comunicação humanizada e o aprimoramento dos protocolos de atendimento. 

“Durante a palestra discutimos sobre o acolhimento, setor onde acontece o reconhecimento para os familiares. A Pefoce visa um melhor atendimento à saúde mental do público e de seus profissionais. Nesse sentido, acompanhamos a palestra, e pensamos em conjunto para realizar uma blitz da Abips na vinculada. Daremos, também, apoio ao Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca), com a doação de brinquedos”, explicou Bruna.