34 pássaros silvestres são resgatados pela Polícia Civil no bairro Quintino Cunha

3 de fevereiro de 2023 - 17:16 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), resgatou de um cativeiro, nessa quinta-feira (02), 34 pássaros silvestres em situação de maus-tratos. A ofensiva ocorreu no bairro Quintino Cunha, Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. Os animais foram colocados aos cuidados de uma Organização Não Governamental (ONG).

A delegacia especializada da PC-CE foi acionada para verificar uma denúncia de criação ilegal de animais silvestres na região. Ao chegar no local, a equipe ouviu o barulho das aves. No endereço indicado, quatro galos campina, um sabiá laranjeira, três golinhas, um pássaro vem vem, oito papa arroz, um abre-fecha, três bigodeiros, dois bicos de lacre, duas rolinhas cascavel, um azulão, um baiano, um tiziu, cinco pássaros do gênero sporophila e um pássaro de uma espécie não identificada, foram localizados.

Os animais estavam anilhados e alguns se encontravam machucados. Diante dos fatos, os pássaros apreendidos foram entregues aos cuidados do Instituto Pró-Silvestre e o proprietário dos animais foi notificado. As investigações, de acordo com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), continuam com o intuito de identificar outras pessoas envolvidas com a ocorrência.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 3247-2630, da DPMA.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.