Polícia Civil localiza desmanche de veículos e desarticula grupo criminoso na Capital

26 de janeiro de 2023 - 15:16 # # # # #

A Polícia Civil do Estado de Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), deflagrou uma operação que resultou na desarticulação de um grupo criminoso especializado em roubos, furtos, desmanche e revenda de veículos e peças automotivas. A ofensiva aconteceu, nessa quarta-feira (25), nos bairros Bom Jardim, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) e Parangaba (AIS 5), de Fortaleza. A operação culminou na captura de quatro pessoas e na localização do galpão utilizado de depósito para o desmanche, além da loja que revendia as peças.

As diligências conduzidas pela DRFVC seguiram durante sete dias e, no curso das investigações realizadas após recebimento de denúncias, a delegacia especializada identificou os suspeitos. Pedro Marcos dos Santos (26), que já responde por receptação e roubo de veículos e cargas; Alberto Barros da Silva (29), com passagem por receptação; Rafael Silveira Pereira (39), que tem antecedentes por lesão corporal dolosa; e Edmilson Elias da Costa Filho (29), foram presos na ofensiva.

Rafael foi identificado como proprietário da loja e do galpão utilizado como depósito para os veículos. No galpão, os policiais civis apreenderam dois veículos com restrição de roubo e furto, um Volkswagen Golf e um Fiat Mobi, além das peças utilizadas para revenda. Todos os  automóveis encontravam-se desmontados, com as peças e sinais identificadores de outros veículos, os quais serão periciados.

Os suspeitos são apontados como integrantes de um grupo criminoso especializado em crimes de roubos e furtos de veículos atuante em Fortaleza, com desmanche e revenda de peças. As ações contaram com a participação do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE).

Prisões

Os policiais civis conduziram Alberto, Edmilson, Pedro e Rafael para a DRFVC, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de receptação qualificada, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e associação criminosa. Agora, os homens encontram-se à disposição do Poder Judiciário.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (85) 3101-2489, o número da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC).

As denúncias também podem ser encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.