Equipes do Corpo de Bombeiros cortam árvore caída sobre fiação elétrica no São João do Tauape

25 de janeiro de 2023 - 14:15 # # # # #

Equipes do Corpo dos Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) cortaram, na madrugada desta quarta-feira (25), uma árvore que caiu sobre uma fiação elétrica no bairro São João do Tauape, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. O atendimento da ocorrência durou cerca de duas horas, incluindo o desligamento da rede elétrica e a desobstrução do trânsito na Avenida Pontes Vieira.

A 1ª Companhia de Busca e Salvamento do CBMCE foi acionada, por volta das 2 horas da madrugada, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS). Imediatamente, as guarnições 1 e 5 de Busca e Salvamento se deslocaram até o local indicado e acionaram a concessionária de energia elétrica, para desligar a rede elétrica e realizar o devido aterramento.

Toda a operação durou cerca de duas horas e foi protagonizada pelo tenente Vilmar, soldado Olívio, soldado Renato e soldado Natasha, da guarnição 1 de Busca e Salvamento; e pelo o subtenente Mello, soldado Xavier, soldado Liamara e soldado Dawson, da guarnição 5. Com o risco eliminado, a via pública foi desobstruída e o trânsito voltou a fluir normalmente.

Balanço

Conforme dados do CBMCE, em 2022, a corporação atendeu a 1.522 ocorrências de corte de árvores em perigo em todo território cearense. O resultado é quase o dobro daqueles registrados em 2021 (826 ocorrências), em 2020 (782) e em 2019 (839). Já em relação aos primeiros 25 dias do ano, os bombeiros militares atenderam a 98 ocorrências em todo Estado do Ceará.

O Corpo de Bombeiros informa ainda que as guarnições de busca e resgate atuam nos casos de queda e risco de queda de árvores sobre fiação elétrica. Já nos casos de manutenção de corte de árvore, o serviço é prestado pela Autarquia Municipal de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).