Supesp realiza treinamento do Copac Virtual para agentes de segurança

13 de janeiro de 2023 - 17:26 # # # # #

Visando ampliar a eficiência policial em ocorrências de conflitos de pequeno ou grande porte como violência doméstica ou contra pessoas pertencentes a grupos vulneráveis como idosos, criança ou LGBTQIA+, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), está realizando treinamento para 20 policiais militares, que irão atuar com o sistema Copac Virtual. 

A aplicação integra o programa do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades da Polícia Militar do Ceará (Copac/PMCE). O treinamento está acontecendo nas sedes da Supesp e do Copac, em Fortaleza, com a coordenação de técnicos da Superintendência, que desenvolverão junto com o comando do programa um projeto piloto no Residencial Luiz Gonzaga, no bairro Jangarussu, da Área Integradas de Segurança 03 (AIS 03) de Fortaleza.

Com o uso do aplicativo, tanto o agente de segurança quanto o gestor e/ou comandante de determinada região poderão ter acesso mais rapidamente ao tipo de ocorrência, local (se público ou particular), dados dos envolvidos (vítima ou agressor), urgência da ocorrência, imagens, referência do local, entre outros. O objetivo do sistema é agilizar as informações  das ocorrências e potencializar a política de polícia de aproximação, que atua não apenas na repressão mas, sobretudo, na prevenção de um problema que venha se tornar de maior gravidade. O Copac, atualmente, tem bases em cinco municípios do Estado: em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Sobral. 

Para o comandante do Copac, major Messias Mendes, essa nova ferramenta vai ampliar a atividade do agente de segurança nas ruas. “Agora, além de fazer seu trabalho de presença enquanto policial, ele vai atuar na gestão de conflitos locais, fazer o encaminhamento qualificado, quando o assunto não estiver ligado à segurança pública, mas que indiretamente gera um impacto nessa realidade”, explica major Messias. 

Copac Virtual

O Copac Virtual é uma ferramenta online de gestão de demandas e geração de relatórios a partir de registros geolocalizados, feito pelos policiais militares, que identificam as necessidades sociais, em seu trabalho, tais como ocorrências de desordens urbanas. Também possibilita o registro de informes, que podem ser utilizados pelos demais órgãos das Forças de Segurança do Ceará.

As informações geradas facilitam tanto a classificação da urgência para resolução das demandas, quanto também geram conhecimento acerca das condições urbanas e sociais dos territórios, nos quais o Copac atua, dentro das Áreas Integradas de Segurança (AISs).

O Copac Virtual tem seus serviços disponíveis via aplicação web. Leve, ágil e fácil de usar. Após a autenticação do usuário, o sistema libera o acesso para cadastro de demandas da população. O sistema Copac Virtual foi criado pela Supesp.