Polícia Civil prende em shopping de Fortaleza chefe de organização criminosa

20 de dezembro de 2022 - 16:38 # # # #

Com base nas informações policiais, ele pode ter envolvimento em pelo menos 40 homicídios na região

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) prendeu, no final da tarde dessa segunda-feira (19), em um shopping em Fortaleza, um homem apontado como chefe de uma organização criminosa que atuava na cidade de Cascavel – pertencente à Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Ceará. A captura ocorreu no momento em que Antônio Albenilson Vital Martins (34), realizava compras com a esposa. O suspeito, que estava com três mandados de prisão pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas em aberto, é apontado ainda por ser suspeito de ordenar diversos homicídios na região, bem como chegou a proferir ameaças a uma juíza. Os detalhes da prisão foram apresentados hoje (20), em coletiva de imprensa, na sede da superintendência da Polícia Civil.

Antônio Albenilson Vital, que também é conhecido como “Nilsinho pintor”, é apontado como o principal homem de uma organização criminosa com atuação em Cascavel, e possui antecedentes criminais pelos crimes de tráfico de drogas, ameaça e crime ambiental. O homem que, segundo informações policiais, ordenava as mortes na região, é investigado por participação direta ou indireta em mais de 40 homicídios relacionados ao tráfico de drogas e disputa de território na região. Atualmente, o suspeito morava em uma casa de alto padrão, na capital cearense, após se tornar alvo das investigações policiais. Ainda com base no trabalho de inteligência coordenado pela Delegacia Metropolitana de Cascavel, a esposa de Nilsinho, que é advogada, com foco em atrapalhar as investigações, chegou a pedir um divórcio falso e repassar o endereço do suspeito errado, indicando ser no Piauí.

Contra o alvo consta ainda uma denúncia de ameaça. Ele chegou a ameaçar uma juíza da comarca de Cascavel. Com isso, após confirmar a participação dele nos homicídios e no tráfico de drogas, os policiais civis representaram pela prisão preventiva dele. Ontem, ao identificarem o local exato onde o “Nilsinho” estava, os policiais civis foram até um shopping de Fortaleza. No momento, ele, que estava com a esposa, tentou tumultuar a abordagem e reagiu a prisão. Com isso, ele foi levado à delegacia, onde as decisões foram cumpridas em seu desfavor. O carro dele e aparelhos celulares foram apreendidos no momento da ação. Agora, ele se encontra à disposição da Justiça.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 3334-3591, da Delegacia Metropolitana de Cascavel.

As informações também podem ser encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.