Cem crianças de escolas municipais de Aquiraz concluem curso do Proerd da PMCE

8 de dezembro de 2022 - 15:35 # # # # # # #

Crianças da rede de ensino público do município de Aquiraz participaram, na manhã desta quinta-feira (8), da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do Coordenadoria de Gestão Interna do Ensino e Instrução (Cogei) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A solenidade ocorreu no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lais Sidrim Targino, no Centro de Aquiraz – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado. 

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Aquiraz com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Comando Geral da PMCE. Mais de 100 crianças participaram da cerimônia de conclusão do curso do Proed realizado no município.

“O curso promove um momento de descontração com as crianças, e, também, um momento de atenção. As equipes do Proerd trabalham muito a questão das drogas, alertando as crianças. Além disso, elas percebem que o papel da PMCE é estar cada vez mais próxima da comunidade”, ressaltou o cabo Saulo Araújo, instrutor do Proed e da Cogei. 

A solenidade foi prestigiada pelo gestor do Núcleo de Execução da Instrução de Manutenção e Projetos Sociais (Nueimps) da Coordenadoria de Gestão Interna do Ensino e Instrução (Cogei), tenente-coronel Evandro Sales; pelo prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves; pelo secretário municipal de Educação, Alexandre Alves; e pelo comandante da Guarda Municipal de Aquiraz, Silvio Maia. Também compareceram os familiares das crianças, professores e instrutores do programa. 

Sobre o curso

A formação contou com estudantes de dez a doze anos das escolas municipais de ensino fundamental Vindina Assuncao de Aquino, Juscelino Kubitschek e João Jaime Gadelha. Os alunos concluíram o curso ministrado em dez encontros durante a carga horária escolar.

Sobre o Proerd

O Proerd é um programa essencialmente preventivo e comunitário que conta com a contribuição de 18 instrutores espalhados por todo o Estado. A atual edição contemplou 500 estudantes de 15 escolas públicas de Fortaleza, com faixa etária entre nove e doze anos. Segundo dados do programa, 6.800 crianças foram formadas pelo curso somente neste semestre.