Codes/SSPDS realiza pesquisa de opinião entre conselheiros e lança aplicativo em seminário

3 de dezembro de 2022 - 17:15 # # #

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promoveu, na manhã deste sábado (4), no auditório do Hotel Seara Praia-Centro, em Fortaleza, o Seminário dos Conselhos Comunitários de Defesa Social de Fortaleza e Região Metropolitana. Durante o evento, a Codes recebeu as posições dos conselheiros em relação à segurança pública, realizando uma pesquisa de opinião sobre a sensação de segurança nessas regiões. Além disso, houve o lançamento do aplicativo Amigos, ferramenta digital que vai possibilitar uma maior interação entre os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) e a Coordenadoria.

Conforme o coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar, o seminário celebra os diversos segmentos sociais que, em parceria, procuram prevenir os crimes e a violência. “Esses grupos trabalham fazendo diagnósticos locais, buscando caminhos cíveis para iniciativas necessárias para que possamos não só combater os efeitos da violência, mas principalmente as ações causais, os fatores indutores da violência, os aspectos que devem ser trabalhados por toda a sociedade”, afirma.

Segundo ele, o evento também tem o papel de ouvir as diversas vozes da sociedade. “A intenção é receber esse apanhado de informações, de sonhos, de sugestões de críticas construtivas para apresentar para o novo fluxo de política de segurança pública e também para reforçar esses elos, esses laços que unem os próprios conselhos”, acrescenta.

O recebimento desses dados deve ser facilitado pelo aplicativo de celular Amigos, também lançado durante o seminário. De acordo com o coordenador, a ferramenta trará diversas funcionalidades para a otimização, o registro e o intercâmbio de informações entre os CCDS de todo o Ceará. “Será um grande banco de dados para registrar as informações, os trabalhos de prevenção, as realizações e as iniciativas comunitárias”, ressalta.

O aplicativo foi totalmente desenvolvido pelos servidores da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS, em conversas com a Codes. O coordenador da Cotic, Luciano Freire Júnior, explica que, além dessa ferramenta, foi criada também uma plataforma, na Codes, que receberá as informações dos conselheiros.

“Isso tudo vai, no futuro, possibilitar o que a gente chama de ‘nuvem do bem’. A Coordenadoria vai conseguir pontuar, através do georreferenciamento, onde há mais ações dos CCDS”, pontua. Ele enfatiza que, por meio do aplicativo, os conselheiros também vão poder gerar uma carteira digital de identificação. A previsão é que essa ferramenta esteja disponível na próxima semana e será de uso exclusivo dos conselheiros ativos.

Durante a programação do seminário, houve apresentações artísticas e os conselheiros também participaram de uma palestra sobre empreendedorismo, promovida pelo Sebrae-CE. O objetivo era mostrar como a violência pode ser prevenida por meio das oportunidades de negócio, emprego e renda. Foram apresentadas realizações e projetos desenvolvidos por meio de parceria da Codes/SSPDS e do Sebrae-CE, tendo os CCDS como atores estratégicos.

CCDS
O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) é uma instituição formada pelos mais diversos segmentos representativos da sociedade de um bairro, cujo objetivo principal é participar, ativamente, da solução de problemas de segurança naquele território, apoiando e auxiliando a SSPDS. Por meio dos CCDS, os conselheiros podem indicar os focos de intranquilidade social, pontos críticos de criminalidade e sugerir o tipo de policiamento mais eficaz para o seu bairro.