Fortaleza apresenta redução de 23,2% nas mortes provocadas por crimes violentos em novembro de 2022

1 de dezembro de 2022 - 13:43 # # # # # # # #

Todas as regiões do Ceará apresentaram balanço positivo no 11º mês de 2022 em comparação ao ano passado

Neste 1° de dezembro, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresenta o balanço de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) do mês de novembro em comparação ao igual período do ano passado, bem como todo o balanço de 2022. Graças às estratégias e investimentos aplicados até aqui, Fortaleza registrou uma redução de 23,2% nos CVLIs no mês de novembro de 2022 em comparação ao igual período de 2021. Foram 82 ocorrências contra 63. No mesmo mês, todas as regiões do Estado também alcançaram balanço positivo. O Ceará, por exemplo, registrou queda de 17,5%, indo de 285 casos para 235, conforme dados divulgados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Quando se trata dos demais territórios do Estado, foi o Interior Norte que apresentou a maior retração, com -24,4%, indo de 78 para 59 casos em novembro. Em seguida, a Região Metropolitana foi de 67 para 56 casos, com -16,4% de queda. No Interior Sul, foram 58 contra 57 CVLIs, com diminuição de 1,7%.

“Essa é uma redução contínua, como é o nosso objetivo. E também como resultado de reforços feitos recentemente, em especial na Polícia Civil, em que praticamente foi dobrado o número de policiais civis no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Isso levou, nos últimos meses, a mais investigações, número maior de mandados de prisão e de prisões qualificadas que vêm retirando das ruas pessoas que estavam praticando homicídios e determinando a prática de crimes”, destacou o secretário da SSPDS, Sandro Caron.

O gestor também falou do reforço em todo o sistema da segurança pública. “Também é resultado de reforços das inteligências da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS. Trabalhamos também estratégias da Polícia Militar, em especial com bases recém-inauguradas do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac). Essas bases foram instaladas em Fortaleza e na Região Metropolitana, que apresentavam elevado número de homicídios. Também tivemos a primeira base descentralizada do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), inaugurada na Messejana.

Balanço do ano

No balanço do período de janeiro a novembro de 2022, o Ceará está com 10,1% de redução. Em igual período do ano passado, foram 3.027 casos contra 2.722 dos onze meses deste ano.

Já a Região Metropolitana apresentou 17% de retração, indo de 847 casos para 703. Em seguida vem o Interior Sul, com 11,3% de diminuição, indo de 666 para 591. Fortaleza e Interior Norte apresentaram de -5,6% e -5,8, respectivamente. A Capital foi de 828 casos para 782. Já o Interior Norte foi de 686 para 646 CVLIs.