CBMCE implanta mais um núcleo do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade no Benfica

23 de novembro de 2022 - 15:29 # # # # # # # #

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE

O Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), recebeu, nessa terça-feira (22), mais um núcleo no bairro Benfica – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) da Capital. O projeto consiste em atividades físicas de baixo impacto, desenvolvidas para o bem-estar principalmente de pessoas idosas.

A iniciativa, criada em 2003, tem como público-alvo pessoas idosas, que são acompanhadas pelos bombeiros nas atividades. O PSBS beneficia hoje cerca de 26 mil pessoas em todo o Estado, atendidas em 742 turmas, distribuídas em 33 municípios, além de transmissão por meio da TV Ceará e do canal do YouTube do CBMCE. A versão televisiva do projeto foi criada como política pública durante a pandemia de Covid-19.

O projeto tem a finalidade de realizar atividades físicas que proporcionem o bem-estar, especialmente de pessoas idosas e possibilita, ainda, a integração social entre os membros da comunidade. Além disso, por meio do projeto são realizadas campanhas socioeducativas e eventos cívicos, nos quais são repassadas dicas de como prevenir incêndios e acidentes domésticos.

Qualquer pessoa pode solicitar a criação de um núcleo do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade em uma comunidade. Basta formalizar por meio de um ofício ao comandante geral do CBMCE e, em seguida, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CTDH) do CBMCE realiza o estudo de viabilidade do núcleo. Após a confirmação da viabilidade, o novo núcleo do PSBS é implantado.

A aula inaugural do novo núcleo contou com a participação do comandante emérito do CTDH/CBMCE, coronel Cláudio Barreto. As aulas do novo núcleo do PSBS do Benfica são realizadas na praça José Jatahy semanalmente, às terças-feiras e quintas-feiras, no período da manhã.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE