Copac da PMCE prende homem que agrediu companheira dentro de veículo em movimento

22 de novembro de 2022 - 10:32 # # # # # # # #

Um trabalho rápido do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), culminou, na prisão de um homem de 26 anos, nessa segunda-feira (21), no município de Maranguape – Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do Estado. O fato ocorreu dentro de um veículo, após uma discussão entre o homem e a companheira, a vítima de 29 anos, que pulou do carro em movimento e ficou ferida.

Prisão em flagrante

Os policiais militares de Copac patrulhavam pela região quando foram acionados por populares, que informaram acerca de uma mulher que pedia ajuda e que havia, em seguida, se jogado de um veículo. Ao chegarem ao local, a vítima estava desacordada no chão. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e conduziram a vítima a uma unidade hospitalar do município. O suspeito foi capturado e conduzido pelos policiais à Delegacia Metropolitana de Maracanaú, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado em flagrante pelo crime de lesão corporal no contexto de violência doméstica e ameaça.

A vítima, que é companheira do suspeito há 16 anos, relatou que o homem já tinha um histórico de violência. Porém, por receio, ela não o denunciava. A mulher e o homem foram conduzidos à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para exame de corpo delito. O suspeito está à disposição da Justiça. 

Uma equipe do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (Gavv) do Copac esteve com a vítima para inclusão da mulher no sistema de atendimento. Agora, ela vem sendo acompanhada pelo grupo. O caso foi inicialmente registrado na Delegacia Metropolitana de Maracanaú e transferido para a Delegacia Metropolitana de Maranguape, unidade da Polícia Civil responsável pelas investigações na região onde o fato ocorreu.

Grupo de Apoio às Vítimas de Violência 

O Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (Gavv), que faz parte do Copac da Polícia Militar do Ceará, é responsável por manter ações voltadas diretamente para público vulnerável. As equipes especializadas promovem um trabalho de enfrentamento à violência, voltado ainda para a manutenção da ordem pública, além de desenvolver estratégias humanizadas para a população que necessita de uma atenção especial das Forças de Segurança do Estado. Uma das principais frentes do grupo é o acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica que estão sob medida protetiva.

O policiamento é orientado pela filosofia de acolhimento, cuidado e proteção às pessoas que sofreram algum tipo de violência ou encontram-se submetidas à situação de ameaça, justificando a atenção direcionada individualmente às necessidades de serviços de segurança, que lhe assegurem a efetivação do cuidado e proteção do poder público.

Atendimento

O atendimento da vítima chega por meio do Copac, que ao receber o Boletim de Ocorrência (BO) registrado em uma delegacia da Polícia Civil do Estado do Ceará – em especial a Delegacia de Defesa da Mulher – encaminha a demanda aos policiais militares do Gavv para inclusão da vítima no sistema de atendimento.

Denúncias

A população pode contribuir com a Polícia. As informações podem ser repassadas pelo número (85) 3101-2808 da Delegacia Metropolitana de Maranguape.

As denúncias também podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS-CE, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.