CBMCE atendeu 1.834 ocorrências com gases de janeiro a outubro 2022

21 de novembro de 2022 - 16:05 # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou 1.834 ocorrências com gases em 2022, entre os meses de janeiro e outubro. O número já é superior ao ano passado, quando foram registrados 1.624 casos. A princípio, existem vários tipos de gases, que são compostos de diversos materiais. Os mais conhecidos são os gases natural, carbônico, nobre, combustível, metano e butano. 

Acionamento por vazamento de gás  

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foram acionadas para uma ocorrência de vazamento de gás de cozinha, na manhã do último sábado (19), em uma residência localizada no bairro Edson Queiroz, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) da Capital. A princípio, foi informado para os bombeiros militares que a ocorrência seria de incêndio em residência.  

Rapidamente, após o acionamento pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os bombeiros militares se deslocaram para o local da ocorrência. De acordo com a 1º tenente Aline Costa de Lima, após a equipe chegar ao imóvel, foi constatado que se tratava de um gás de cozinha.

Não houve vítimas, contudo, dois dos gases de cozinha se encontravam dentro de casa e também não havia preventivos contra incêndio. Na residência, que também funciona um pequeno negócio, a funcionária agiu corretamente. No momento em que percebeu o vazamento, ela desligou as gerais de energia e de gás, colocou os dois botijões para fora de casa e acionou o CBMCE. 

Prevenção 

Quando se deve trocar o registro de gás?  

Após cinco anos de uso, recomenda-se a troca do registro e da mangueira de gás, com o intuito de evitar possíveis vazamentos e riscos de acidentes. 

Orientamos que quem usa o gás de cozinha deve observar o período de troca do registro e mangueira por conta do prazo de validade.