SSPDS e vinculadas iniciam reforço policial com Operação Centro Seguro

18 de novembro de 2022 - 14:21 # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) iniciou, nesta sexta-feira (18), a Operação Centro Seguro, com o objetivo de proporcionar mais segurança à população, no Centro de Fortaleza e seu entorno, durante as compras de fim de ano. Até o dia 9 de janeiro de 2023, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) vai mobilizar, diariamente, 104 agentes de segurança para atuarem na região. O incremento também será realizado por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). A cerimônia de abertura ocorreu às 11 horas, na Praça do Ferreira.

O secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, destacou a importância da operação. “Com a Operação Centro Seguro, queremos enfatizar ainda mais o excelente trabalho das Forças de Segurança do Estado que têm contribuído para a redução dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) e, principalmente, na redução dos furtos. A população pode ficar tranquila, porque vai ser um período de grande fluxo de pessoas, de muitas compras, mas principalmente de muita segurança. Estamos aqui para reforçar o nosso objetivo. A nossa missão é de trazer paz e tranquilidade para o Centro da cidade, em especial, mas também para todo o Estado do Ceará”.

“Como essa operação, temos a certeza que nós teremos ainda mais segurança para os consumidores do Centro de Fortaleza. Segurança para passear e fazer compras. Enfim, exercer o seu direito de ir e vir. Estamos muito felizes por isso”, ressaltou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza), Assis Cavalcante, ao apostar no sucesso da ação.

Todos os anos, durante o período das festas de fim de ano, a PMCE intensifica o policiamento da área central da Capital como estratégia para aumentar a segurança da população e reprimir ações criminosas. Policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), no Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), no Regimento de Polícia Montada (RPMont) e no 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM) farão trabalhos ostensivos por meio de ações coordenadas, utilizando modalidades diversas de policiamento – a pé, montados, em patrulhas móveis e de bicicleta. “Estamos recebendo um reforço no efetivo com 104 policiais militares diariamente no Centro, justamente para proporcionar uma maior sensação de segurança para a população que virá nesse período ao Centro para fazer suas compras”, ressaltou o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Otoniel de Oliveira, responsável pela segurança do Centro.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) também participará da Operação Centro Seguro, com o reforço de 39 agentes, com 16 viaturas que estão à disposição para o atendimento de qualquer ocorrência bombeirística. Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) realizará o policiamento investigativo, com o objetivo de localizar pessoas procuradas pela Justiça, efetuar prisões em flagrante e proceder a triagem de suspeitos.

A base da PC-CE na ação será o 34º Distrito Policial (34º DP), quando serão empregados, diariamente, 32 policiais civis. Além da delegacia distrital, as delegacias da Criança e do Adolescente (DCA) e de Defesa da Mulher (DDM), além do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) manterão, em suas sedes, equipes de plantão 24h para atender as ocorrências dentro de suas especialidades.