SSPDS participa de seminário estadual promovido pela UFC sobre saúde mental de servidores

11 de novembro de 2022 - 16:26 # # # # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) participou, durante a quinta-feira (10), da 2ª edição do “Seminário Estadual sobre Violência e Promoção da Saúde”, organizado por um grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e ao Departamento de Fisioterapia, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na mesa “Adoecimento Psíquico e Violência em Populações Vulneráveis”, participou a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza, Eliana Maia. A unidade, localizada na Casa da Mulher Brasileira, é especializada no atendimento e acolhimento de mulheres vítimas de violência.

Em seguida, na mesa “Desafios das Políticas Públicas para Saúde Mental e Promoção da Cultura de Paz”, participou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), José Edir Paixão. O militar é mestre em Saúde Pública pela UFC e membro da Federação Internacional de Psicologia das Emergências.

Já na quarta mesa do dia, “Ações da Segurança Pública e sua Interferência na Saúde Mental”, participou a coordenadora da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da SSPDS, Bruna Gadelha Gomes. A discussão contou com a presença de representantes das vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Pelo Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), participou a assistente social Sônia Maria Amaral. Já pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) e CBMCE, participaram, respectivamente, a tenente-coronel Sandra Helena de Carvalho Albuquerque, coordenadora de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR/PMCE); e a tenente-coronel do CBMCE, Diana Maria Veras Feitosa, graduada em Psicologia das Emergências.