Aesp é agraciada com medalha comemorativa dos 80 Anos da Justiça do Trabalho

10 de novembro de 2022 - 14:37 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) recebeu, na manhã desta quinta-feira (10), a medalha comemorativa dos 80 Anos da Justiça do Trabalho. O TRT 7ª Região, sétimo Tribunal dos oito criados em 1941, completou oito décadas de atividades em 2021, mas as comemorações foram adiadas para este ano em razão da pandemia da Covid-19.

A honraria foi entregue pessoalmente pela presidente do TRT-7, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante, no auditório da Aesp, e reuniu servidores e colaboradores da Instituição de Ensino.
A presidente do TRT-7 esclareceu que a medalha comemorativa foi instituída para homenagear personalidades e instituições parceiras da Justiça do Trabalho no Ceará.

“Tivemos essa pandemia ano passado, que nos impediu de comemorar, mas esse ano a gente resolveu trazer às instituições. Sei que é muito fácil fazer a nossa festa, a nossa homenagem, na nossa casa e chamar os nossos amigos, os nossos parceiros. Mas eu acho que pelo respeito que a gente tem com todas as nossas instituições parceiras, é importante a gente estar na casa de vocês e trazer a nossa homenagem a cada um dos senhores. A Justiça do Trabalho reconhece o excelente papel que vocês fazem, por isso estamos aqui para entregar a nossa medalha de 80 anos à Academia e que vocês sintam-se representados”, pontuou a desembargadora Regina Gláucia Cavalcante.

Histórico

A Justiça do Trabalho foi oficialmente instalada em todo o Brasil em 1º de maio de 1941, com um Conselho Nacional do Trabalho, oito Conselhos Regionais do Trabalho e 36 Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ). Em 1943, todo o conjunto de leis trabalhistas até então produzidas foi reunido na Consolidação das Leis do Trabalho. Outro passo importante foi dado com a Constituição de 1946, que integrou a Justiça do Trabalho ao Poder Judiciário com a consequente transformação dos Conselhos Regionais em Tribunais Regionais do Trabalho.