Profissionais da Segurança Pública concluem Curso de Salvamento Aquático

4 de novembro de 2022 - 15:12 # # # #

Vinte e dois bombeiros militares do Ceará, dois bombeiros militares do Estado do Rio Grande do Norte e três policiais militares do Ceará concluíram, nessa quinta-feira (03), o Curso de Salvamento Aquático (CSA) – capacitação, promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

 O treinamento, que aconteceu entre os dias 12 de setembro e 28 de outubro, teve uma carga horária de 360 horas/aula e habilitou seus participantes para execução das atividades voltadas ao salvamento aquático, conforme preconizam as normas regulamentadoras e técnicas da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), visando garantir a saúde e a segurança de todos os envolvidos durante os procedimentos. 

 Segundo o coordenador do CSA/2022, capitão BM Rodrigo Monteiro Carneiro, na edição deste ano, 45 militares iniciaram o curso, mas somente 27 conseguiram superar os desafios do Curso de Salvamento Aquático. Ele conta como foi a complexa jornada desta capacitação.

 “Foi um curso muito técnico, que exigiu um bom preparo físico dos participantes, mas, principalmente, muita vontade de aprender. Foi ensinado o que há de mais atualizado hoje em doutrina de salvamento aquático no Brasil e no mundo”, pontuou o capitão Rodrigo

 Com uma matriz curricular multidisciplinar, o curso contou com instruções teóricas e práticas de Oceanografia e Meteorologia; Anatomia e Fisiologia Humana; Técnicas Básicas de Recuperação de Afogado, de Prevenção e Salvamento Aquático de Embarcações, Moto Aquática e Bote. Desse modo, os profissionais estão aptos e habilitados a tripular e a pilotar estas embarcações. Além disso, foram abordadas instruções de caráter ambiental, como de proteção e preservação das tartarugas marinhas, entre outros temas relacionados ao salvamento aquático no mar, em represas e em lagoas.

Superação e pioneirismo

Saahra Jerônimo da Silva, soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará desde 2019, foi a primeira mulher a concluir o Curso de Salvamento Aquático e conta orgulhosa sobre esta experiência.

“Ao longo desses 48 dias, me reinventei, me reiniciei e dei início a uma longa história no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Não sabia o quão longe Deus iria me levar, mas aqui estou, etapa por etapa, sem distinguir qual seria a mais complicada, pois naquele momento a única coisa que me vinha à cabeça era me superar”, destacou Saahra.

 

*Com informações do CBMCE