Fortaleza apresenta redução de 24,1% nas mortes provocadas por crimes violentos no mês de outubro

1 de novembro de 2022 - 11:10 # # # # #

O Ceará também teve uma diminuição de 16,4% no décimo mês. No acumulado do ano, todos os territórios apresentaram balanço positivo

A cidade de Fortaleza reduziu em 24,1% os números de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), no mês de outubro de 2022. No décimo mês deste ano, foram 66 casos contra 87 em comparação ao igual período em 2021. Os números foram divulgados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Também em outubro, o Interior Sul registrou uma queda de 29,4% na estatística, indo de 68 para 48 casos. O trabalho das Forças de Segurança impactou na redução de 15% no Interior Norte, com 68 CVLIs no mês passado contra 80 no mesmo mês do ano anterior.

Região Metropolitana apresentou uma variação de 6,3%, indo de 63 para 67 casos. O Ceará como um todo apresentou balanço positivo, com -16,4%. Foram 249 registros em outubro último e no mesmo mês do ano passado esse número foi de 298.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, credita os bons resultados às ações adotadas pelas instituições de segurança, tanto na parte investigativa, quanto também na preventiva e ostensiva. “Credito isso a duas bases do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), – da Polícia Militar do Ceará (PMCE) – recentemente inauguradas, em especial na Área Integrada de Segurança 3, que concentrava um número elevado de homicídios. Também tivemos em Fortaleza a primeira base descentralizada do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) aqui na Capital, que foi inaugurada em Messejana. Já sobre a Polícia Civil, tivemos um reforço de 100 novos policiais civis no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que exatamente atua nas investigações de homicídios. Em razão desse reforço, nós instituímos uma força-tarefa para investigar todos os CVLIs que vinham ocorrendo em áreas prioritárias aqui na Capital”, pontua.

Balanço de janeiro a outubro

No balanço de todo o ano, o território com maior redução foi a Região Metropolitana da Capital, retraindo de 780 para 647 casos, o que representa menos 17,1%.

Já o Interior Sul teve diminuição de 12,2%, passando de 608 para 534. Fortaleza e Interior Norte apresentaram -3,6% e -3,5%, respectivamente. A Capital cearense foi de 746 para 716; e o trabalho das instituições que compõem a Segurança Pública no Norte do Ceará impactaram na queda de 608 casos para 587.

O Ceará também com um balanço positivo no acumulado do ano, com -9,3%, indo de 2.742 para 2.487 CVLIs. Com 255 casos a menos.