Nove aves silvestres e um macaco-prego são apreendidos em ação da DPMA da PC-CE

31 de outubro de 2022 - 16:08 # # # #

Uma ação realizada por uma equipe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), resultou nas apreensões de nove aves silvestres e um macaco-prego. A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (31), no bairro Icaraí, em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. Durante a ação, um homem foi conduzido e autuado por crime ambiental.

A equipe recebeu informações sobre um indivíduo que mantinha, em sua residência, algumas aves silvestres sem autorização legal. Diante da denúncia, os policiais civis foram até o local, para verificar o caso. Ao chegarem ao endereço indicado, a composição foi recebida pelo proprietário do imóvel, que confirmou a presença dos animais.

Ao todo, foram apreendidas nove aves silvestres, sendo elas, um sabiá, dois galos campina, dois sibites, dois bigodeiros, um sanhaço, além de uma arara-vermelha. Um macaco-prego, que era mantido preso dentro do imóvel, também foi capturado. Diante dos fatos, o dono do imóvel, um homem de 45 anos, foi conduzido até a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde foi autuado por crime ambiental.

Os animais resgatados serão encaminhados ao Instituto Pró-Silvestre, onde ficarão em observação. Após serem avaliados por biólogos, os animais serão devolvidos à natureza. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) será notificado para que lavre um auto de infração contra o suspeito.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas também para o telefone (85) 3247-2630, da DPMA. O sigilo e o anonimato são garantidos.