Bombeiros combatem incêndio em fábrica de papelão em Caucaia com robô AirCore

31 de outubro de 2022 - 15:14 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) debelou, na tarde desse domingo (30), um incêndio em uma fábrica de papelão em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. Para o atendimento, a guarnição contou com o suporte do robô Aircore, adquirido pelo Governo do Ceará neste ano. O estado cearense é o primeiro da América Latina a receber o equipamento.

As equipes do CBMCE foram acionadas, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para uma ocorrência de incêndio em um prédio comercial no bairro Parque Soledade. Conforme informações preliminares, as chamas, que começaram em uma vegetação próxima, acabaram atingindo a fábrica de papelão.

Com a chegada dos bombeiros, a área foi isolada e iniciado o combate ao incêndio. Atuaram na ocorrência as equipes da Auto Bomba Tanque e Salvamento 09 (ABTS 09); Auto Bomba Tanque 36 (ABT 36); do Auto Tanque 14 (AT14), que reboca o robô Aircore; e da ambulância de resgate 30. Não houve vítimas e uma cobra jiboia foi resgatada ilesa pela guarnição de Busca e Salvamento 4 (Salve 4).

Inovação

O robô conta com tecnologia de ponta, holofotes de alta capacidade e câmeras de filmagem regular e térmica. Movido por esteiras, o equipamento pode entrar em terrenos irregulares e acidentados, onde outros veículos teriam dificuldade para acessar. Na ocorrência, a máquina contribuiu para debelar o fogo com jatos de água potentes.

Já no rescaldo, foi possível aferir a temperatura do ambiente, com apoio das câmeras, incluindo uma térmica, que orientou sobre os pontos em que os bombeiros deveriam ter mais atenção. Com a turbina do Aircore, foi possível ainda resfriar o ambiente mais rápido, reduzindo o consumo de água. Após o controle do fogo, foi feita uma análise da extensão do terreno no intuito de garantir a impossibilidade de uma nova ocorrência na região.