PMCE detém 127 pessoas após tumulto na parte externa da Arena Castelão, durante partida entre Fortaleza e Coritiba

28 de outubro de 2022 - 14:34 # # # # # # # # # # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) deteve, na noite dessa quinta-feira (27), 127 pessoas suspeitas de promover tumulto, praticar e incitar violência nos arredores da Arena Castelão. O fato ocorreu durante a partida de futebol entre Fortaleza Esporte Clube e Coritiba Foot Ball Clube, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) da Capital. As ações policiais foram realizadas pelo Comando de Polícia do Choque (CPChoque), pelo Regimento de Polícia Montada (RPMont), pelo Comando de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Durante a ofensiva, equipes do RPMont e do Bope capturaram dois homens, entre eles, estava o presidente da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), João Paulo e Silva Melo (37), com antecedentes por crime ambiental e por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. O segundo foi identificado por Mateus de Souza Matos (31), que já responde por crime ambiental e posse ilegal de arma de fogo. Os dois homens foram conduzidos ao plantão do 32º Distrito Policial (DP) na posse de 17 artefatos explosivos, que estavam em uma Fiat Toro. 

Dentro do veículo foram encontrados ainda 13 artefatos explosivos de fabricação caseira, quatro artefatos caseiros de efeito moral, além de rojões, dois cassetetes e camisas e acessórios da torcida uniformizada. João Paulo e Mateus foram autuados em flagrante por posse de artefato explosivo e por violação do artigo 41-B do Estatuto Defesa do Torcedor, por promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores em eventos esportivos. Os dois homens encontram-se à disposição da Justiça.

TCOs

Além das prisões, o 13º Distrito Policial (DP) registrou Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) contra 76 suspeitos, a partir das conduções feitas pela PMCE. Já no 30º Distrito Policial (DP), um homem de 19 anos foi conduzido pelos policiais militares, e com ele, foi apreendido uma barra de ferro. 

Ao todo, 77 pessoas foram detidas por violação do artigo 41-B do Estatuto Defesa do Torcedor. Os demais, que não foram enquadrados em nenhum procedimento, foram liberados. Os procedimentos registrados na região da Arena Castelão foram transferidos para o 16º Distrito Policial (DP), unidade da Polícia Civil que investiga os casos. 

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-2952 do 16º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.