Funcionários da SSPDS recebem treinamento para combater o mosquito Aedes aegypti

27 de outubro de 2022 - 14:27 # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol), promoveu, na manhã desta quinta-feira (27), a primeira parte do treinamento de combate ao mosquito Aedes aegypti, voltado para os funcionários dos setores de zeladoria e manutenção. A capacitação foi ministrada por orientadores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Fortaleza e teve a participação dos atuais servidores e dos que vão integrar a equipe do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Conforme o coordenador da Cosol, coronel Adriano Gurgel, o objetivo é prevenir a ocorrência de doenças transmitidas pelo mosquito. “Não houve nenhum caso na instituição, mas o intuito é nos antecipar à quadra chuvosa, quando a proliferação dos mosquitos tende a aumentar”, afirmou.

O coronel também explica que o treinamento terá duas fases: a teórica, que ocorreu nesta quinta-feira, quando foi explicado a evolução do Aedes aegypti e as doenças causadas por ele, como dengue, zika e chikungunya. Já a segunda etapa acontecerá na próxima semana e será prática, ou seja, os orientadores mostrarão, dentro das instalações da SSPDS, locais mais suscetíveis para a aparição do mosquito e como fazer para prevenir.

Segundo o educador ambiental da SMS, Mauro José, que ministrou o treinamento nesta quinta-feira, a iniciativa é importante para que o combate ao Aedes aegypti não dependa apenas dos profissionais da saúde. “Após a passagem dos agentes da Prefeitura, os servidores capacitados vão dar seguimento ao processo de prevenção e controle do mosquito”, ressaltou.