Ciopaer da SSPDS e Corpo de Bombeiros resgatam parapentista no Horto de Juazeiro do Norte

17 de outubro de 2022 - 11:21 # # # # #

Um parapentista de 51 anos foi resgatado por equipes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O atendimento foi registrado na Colina do Horto, na cidade de Juazeiro do Norte – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado, durante a noite de domingo (16).

As equipes da Ciopaer, do CBMCE e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) sobre a ocorrência. A vítima estava com um grupo de parapentistas e foi um dos últimos a saltar na Colina. O homem foi encontrado inconsciente, em um trecho que ficava a aproximadamente 150 metros abaixo do ponto de onde ele saltou.

Para o resgate, foi aberta uma trilha para chegar ao ponto da queda. A vítima foi estabilizada e imobilizada pelos bombeiros, sendo içada em seguida pela aeronave até o ponto mais próximo, onde foi colocada em uma ambulância do Samu e levada para o hospital mais próximo.

“É importante mencionar que além da complexidade do local, por conta da geografia, tem a visibilidade. O atendimento foi durante a noite e com a pouca visibilidade do horário, então a dificuldade foi ainda maior”, detalha o tenente do CBMCE, Nivau Soares, lotado na Ciopaer.