Forças de Segurança do Ceará capturam quatro envolvidos em homicídios em Poranga
10 de setembro de 2022 - 18:44 #Investigação #Operação #PC-CE #PMCE #Polícia Civil #Polícia Militar do Ceará #SSPDS #Suspeitos capturados
Um trabalho ininterrupto realizado pelas Polícias Civil e Militar, Coordenadorias de Inteligência (Coin) e da Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) culminou em três prisões de homens suspeitos de dois homicídios ocorridos na madrugada de quinta-feira, 1º de setembro, no município de Poranga, pertencente à Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado, e na apreensão de um adolescente suspeito de um ato infracional análogo ao mesmo crime.
Apreensão de adolescente
Após o registro do fato, equipes da PMCE e da PC-CE deram início às diligências em busca dos suspeitos. No decorrer da quinta-feira (01), uma ofensiva da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na apreensão de um adolescente de 17 anos, suspeito de um ato infracional análogo ao crime de homicídio ocorrido em Poranga. O adolescente capturado já possui registros de atos infracionais análogos ao crime de tráfico ilícito de drogas. Com as diligências, o adolescente foi identificado e capturado na localidade de Padre Bento, em Poranga. Diante disso, ele foi conduzido para a Delegacia Municipal de Ipueiras, onde foi autuado em flagrante.
Prisões em flagrante
Dando continuidade às diligências para elucidar o crime, ações das Forças de Segurança do Estado, no último sábado (03), culminaram nas prisões de outros três homens suspeitos de envolvimento nos homicídios. As capturas contaram com o apoio das Coordenadorias de Inteligência (Coin) e Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS e da Polícia Civil do Estado do Piauí. Foram realizadas prisões nos municípios de Poranga (CE) e Piracuruca, no interior do estado do Piauí.
Na manhã de sábado (03), Rodrigo Vidal Araújo (21), vulgo “Rodrigo da Caucaia”, que já responde por posse ilegal de arma de fogo, foi capturado no bairro Jericó, no município de Poranga. Após diligências ininterruptas, os policiais chegaram ao paradeiro de Rodrigo, que estava em uma residência. Com o suspeito foi apreendida uma pistola nove milímetros, a mesma utilizada nos homicídios. Rodrigo foi conduzido pelos policiais à Delegacia Regional de Crateús, onde foi autuado por homicídio doloso, tentativa de homicídio e integrar organização criminosa. Rodrigo é suspeito de ser o autor dos disparos que atingiram uma criança de cinco anos.
Ainda na manhã do mesmo dia, Antônio Lucas Alves Bezerra da Silva (29), conhecido como “Lucas do Pedão”, que já responde por lesão corporal dolosa, porte ilegal de arma de fogo e dano, foi preso no município de Piracuruca, no Piauí. A captura teve apoio da Polícia Civil do Estado do Piauí, que após receber informações da Delegacia Regional de Crateús realizou a prisão. Ele estava em um hospital da região, após ser lesionado durante uma briga com um desafeto.
O quarto capturado foi Emerson Ribeiro Alves (18), que não possuía antecedentes criminais. O homem foi preso, na tarde do sábado (03), por equipes do Comando Tático Rural (Cotar), do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da 2ª Companhia do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Força Tática (FT) com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS. Após um cerco policial por uma região de vegetação no bairro Jericó, em Poranga, o homem foi capturado pelos policiais militares e uma arma foi apreendida. Emerson foi conduzido à Delegacia Regional de Crateús, onde foi autuado por homicídio doloso, tentativa de homicídio e integrar organização criminosa.
O crime
Conforme as investigações realizadas pela Delegacia Regional de Crateús, suspeitos armados teriam entrado em uma residência e realizado disparos de arma de fogo contra as pessoas que estavam em uma residência, no município de Poranga, na madrugada do dia 1º de setembro. Com os tiros, um homem de 42 anos, que já respondia por tentativa de homicídio, foi a óbito no local. Outras três pessoas foram encaminhadas para uma unidade hospitalar. Entre as vítimas socorridas, uma criança de cinco anos não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. A Delegacia Regional de Crateús segue investigando o caso com o intuito de identificar outros possíveis partícipes do crime.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (88) 3692-3308, o número da Delegacia Regional de Crateús.
As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.