Forças de Segurança capturam suspeito de integrar grupo criminoso no Ceará

8 de setembro de 2022 - 18:09 # # # # # # #

Um trabalho de inteligência realizado pelas Forças de Segurança do Ceará resultou, na tarde dessa quarta-feira (7), na prisão de Francisco Airton Vieira Araújo (24). A captura ocorreu no bairro Itaperi – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. O homem, que possui uma extensa ficha criminal, é apontado como integrante de um grupo criminoso atuante no bairro Pirambu (AIS 7). Na ação, um outro indivíduo também foi preso e uma arma de fogo e munições foram apreendidas. 

A ofensiva foi realizada por equipes da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Coin/SSPDS), do Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Ceará (DIP/PC-CE) e da Assessoria de Inteligência (Asint) e do Comando Tático Motorizado (Cotam) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Conforme levantamentos policiais, o alvo, que já possui passagens por homicídio doloso, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo, dano, receptação, e adulteração de sinal identificador, seria um dos chefes de uma organização criminosa atuante no bairro Pirambu (AIS 7). 

Apurações apontam que ele teria saído do Ceará para o Rio de Janeiro, onde estaria escondido das autoridades cearenses, e agora havia retornado. Contra o suspeito, havia um mandado de prisão preventiva em aberto por um homicídio, que ocorreu em fevereiro deste ano, no Pirambu. Na tarde de ontem (7), após troca de informações das Polícias Civil e Militar, o homem foi localizado em um estabelecimento comercial no bairro Itaperi (AIS 5). No momento da prisão, ele apresentou um documento falso no intuito de evitar o cumprimento do mandado. 

Ainda durante os trabalhos policiais, um outro homem identificado como Deiviti de Sousa Severo da Silva (20) também foi preso. Com ele, um revólver calibre 38 e seis munições foram apreendidas. Diante disso, a dupla foi conduzida para o 30º Distrito Policial (DP). Na unidade policial, o mandado de prisão foi cumprido em desfavor de Francisco Airton. Ele também foi autuado em flagrante por uso de documento falso. Já Deiviti foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e falsa identidade. Os capturados foram colocados à disposição da Justiça. 

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.