Centro de Fortaleza encerra agosto com redução de 32,9% nos roubos

2 de setembro de 2022 - 17:05 # # # # # #

O último mês de agosto registrou uma redução de 32,9% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), no Centro de Fortaleza. Os dados foram extraídos da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE). Segundo o balanço, foram 94 ocorrências, em agosto deste ano, contra 140 casos registrados no mesmo mês de 2021. 

O resultado positivo faz parte da intensificação das ações no Centro de Fortaleza, realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), além dos trabalhos investigativos da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), que visam à identificação e às capturas de suspeitos. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, falou sobre a importância dos trabalhos integrados das Forças de Segurança.

“Essa redução significativa, mais uma vez apresentada, é fruto de toda uma intensificação de ações preventivas realizadas pelas nossas Polícias Militar e Civil. Mapeamos locais em que há uma maior incidência dessas ocorrências, e realizamos operações e investigações para identificarmos e capturarmos os suspeitos. Destaco ainda o uso de inteligência em nossas ações, além do auxílio de dados estatísticos e ferramentas tecnológicas”, disse o secretário.  

Acumulado do ano

Entre janeiro e agosto de 2022, a redução dos roubos no Centro de Fortaleza foi de 15,5%, indo de 1.015 casos para 858, no mesmo período do ano passado. Para o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), tenente-coronel Otoniel Nascimento, a retração se deve também ao reforço de equipes da PMCE que realizam o policiamento na área por meio de viaturas, motos, bicicletas e a pé. 

“Há um acompanhamento diário dessas ocorrências. Nós mapeamos os locais onde mais acontecem os casos e distribuímos melhor o efetivo, enviando viaturas, bicicletas e motos para patrulhar na região. Esperamos que, com essa estratégia, neste mês de setembro, possamos manter os índices em queda”, ressaltou o comandante.