Chefe de grupo criminoso atuante no Ceará é preso em ação da SSPDS-CE, com apoio da PRF, em Minas Gerais

1 de setembro de 2022 - 16:51 # # # # #

Em mais um trabalho de investigação realizado pelas Forças de Segurança do Ceará, um homem foragido da Justiça cearense foi preso em Minas Gerais. Ailton Maciel Lino, de 41 anos, conhecido como “Gaspar”, possui uma extensa ficha criminal. A captura, que ocorreu nessa quarta-feira (31), contou com o apoio de equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Contra o suspeito, sete mandados de prisão foram cumpridos. Além da prisão dele, somente nos últimos dois anos e meio, os trabalhos integrados da SSPDS e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com o apoio de polícias oriundas de outros estados, possibilitaram as capturas, em 16 estados do Brasil, além do Distrito Federal, de diversos suspeitos de envolvimento em crimes no Ceará.  

A prisão de “Gaspar” foi desencadeada a partir dos levantamentos feitos pelas equipes de inteligências da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), do Departamento de Inteligência (DIP) e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Conforme apuração, o homem, que possui uma extensa ficha criminal e responde por crimes como integrar organização criminosa, homicídios, tráfico de drogas, associação criminosa, porte e posse ilegal de arma de fogo, associação para o tráfico e posse de drogas, é apontado como um dos chefes de um grupo criminoso atuante no Ceará.

Durante os trabalhos policiais, ele foi localizado trafegando em um veículo no estado de Minas Gerais. Apurações apontam que ele teria saído do Ceará para o Rio de Janeiro, onde estaria escondido das autoridades cearenses. Após um cerco de equipes da PRF e PMMG, o homem foi localizado na cidade de Inhapim (MG). Contra ele, sete mandados de prisão preventiva pelos crimes de integrar organização criminosa, homicídios e tráfico de drogas foram cumpridos. O indivíduo também foi autuado em flagrante por uso de documento falso.

Outra prisão

Outra captura recente de foragido da Justiça cearense ocorreu também, nessa quarta-feira (31). Na ocasião, um cearense que integrava a lista do Programa Estadual de Recompensa foi preso em uma ação da PC-CE em um hotel localizado em uma praia do Recife. A ofensiva teve auxílio da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). O suspeito, identificado como Antônio André Sampaio de Sousa, de 33 anos, conhecido como “Dedé” ou “Escobar”.

O homem, que já possuí várias passagens por tráfico de drogas, homicídios, porte e posse ilegal de arma de fogo, era responsável pela comercialização de drogas e por ordenar homicídios na região sul do Ceará, bem como exercia um papel de liderança de uma organização criminosa atuante na região do Cariri. Contra ele, três mandados de prisão pelos crimes de tráfico de drogas, homicídio e roubo foram cumpridos. Dedé também foi autuado em flagrante por uso de documento falso. Com a prisão de Dedé, sobe para 18 o número de capturados do Programa Estadual do Governo do Ceará.

Lista com os nomes dos capturados:

  1. Francisco Cilas de Moura Araújo, o “Mago”: foi preso no dia 7 de julho de 2020, em Teresina (PI), em uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Ceará.

  1. Lindemberg Vieira Viana, o “Detento”: preso no dia 13 de novembro de 2020, em Itaitinga (CE), em operação da Polícia Civil do Ceará com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Ceará.

  1. Almerinda Marla Barbosa de Sousa, a “Irmã Ruiva”: presa no dia 20 de novembro de 2020, em Jijoca de Jericoacoara (CE), em uma operação da Polícia Civil do Ceará.

  1. Paulo Diego da Silva Araújo, o “Dino”: preso no último dia 9 de maio de 2021, em uma residência na cidade de Salto, em São Paulo, pela Polícia Civil do Ceará. Dino estava com mandado de prisão em aberto e é investigado por integrar uma organização criminosa com atuação no narcotráfico, além de arquitetar ações criminosas contra o patrimônio público e privado no Ceará.

  1. Antônio Josivan Lopes Silva (30): homem apontado como autor do homicídio que vitimou o escrivão da PC-CE, Aloizio Alves de Lima Amorim, em Tauá. Ele foi preso no dia 6 de junho de 2021, em um imóvel na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, após 37 dias de diligências ininterruptas.

  1. Alisson de Queiroz Garcia (30), o “Koka”: preso em um imóvel no bairro Bom Jardim (AIS-2), em Fortaleza, no dia 19 de junho de 2021. Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão pelo crime de homicídio. Durante a captura, ele também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico, uso de documento falso e falsa identidade.

  1. Gilderlan Soares Granja (29), vulgo “Condadinho”: preso pela Polícia Civil do Estado do Ceará, no dia 28 de junho de 2021, em São Paulo. O homem, apontado como chefe de organização criminosa com atuação no Vale do Jaguaribe, estava com cinco mandados de prisão em aberto e possui seis passagens por homicídio, roubo, estelionato, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito.

  1. George Gustavo da Silva, conhecido por “Paraguai”, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal, no dia 19 de agosto de 2021, em João Pessoa, na Paraíba. Contra ele, havia mandados oriundos da Justiça cearense pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e uso de documento falso. Era responsável por transporte de entorpecentes de países da América do Sul para o Ceará.

  1. Daniel Oliveira da Silva (38), o “Daniel Trator”: preso pela Polícia Civil do Estado do Ceará com apoio da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS, em Fortaleza, no dia 31 de agosto de 2021. O suspeito figurava na lista dos mais procurados do Estado, sendo suspeito de chefiar uma organização criminosa na Comunidade Rosalina. Ele possui antecedentes criminais por homicídio e tráfico de drogas.

  1. Rogério Araújo de Freitas, de 29 anos, o “Chocolate”, foi preso pela Polícia Militar do Ceará no dia 14 de novembro de 2021. “Chocolate” é suspeito de chefiar uma organização criminosa com atuação no bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ele responde por homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa e era foragido do Sistema Penitenciário.

  1. Francisco Lopes Justino, 38 anos, foi preso na cidade de São Luís, no Maranhão, no dia 30 de novembro. Além de ser procurado no Ceará suspeito de comandar assaltos a bancos no interior do Estado e se envolver em outros crimes, como extorsão mediante sequestro, roubo e porte ilegal de arma de fogo, também havia um mandado de prisão contra ele pela Justiça maranhense, sob suspeita de planejar crimes contra gerentes de bancos naquele estado.

  1. Marcos Batista Ferreira Mendes (40), conhecido como “Marquim Coragem”: era considerado foragido da Justiça cearense até ser localizado e preso pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), em outubro de 2021, em Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). Ele é apontado como integrante de grupo criminoso atuante na Região Norte do Estado e havia sido incluído no Programa Estadual de Recompensa do Governo do Ceará. “Marquim Coragem” possui diversas passagens por homicídio doloso, latrocínio, associação criminosa e corrupção de menores.

  1. Wandeson Delfino de Queiroz (24), conhecido como “Interior”: é apontado como chefe de um grupo criminoso e o responsável pelas mortes de sete pessoas, registradas em novembro de 2020, no município de Ibaretama (AIS 20). Foi preso pela Polícia Civil, em novembro do ano passado, em Fortaleza.

  1. Francisco Edson Pereira Lima, 25 anos, o “Dragão”: apontado como integrante de um coletivo criminoso com atuação nos bairros Siqueira e Bom Jardim (ambos da AIS 2). A captura ocorreu no dia 11 de janeiro de 2022, após um trabalho realizado por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Ele foi preso no município de Barreira, no Ceará.

  1. José Ivan Alves da Silva Filho, conhecido como Filho, de 30 anos, era investigado por ser o mentor de cinco homicídios no bairro Sapiranga, em dezembro de 2021. Ele foi preso pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), no dia 8 de março, em uma comunidade conhecida como Conjunto Nova Conquista, em Messejana – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. A captura, mediante cumprimento de mandado de prisão preventiva, foi realizada por equipes da 7ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

  1. Sancley de Araújo Holanda foi preso no dia 9 de março de 2022, na cidade de Caxias, no Maranhão, por agentes da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS. Sancley, que possui uma extensa ficha criminal e responde por crimes como integrar organização criminosa, cárcere privado, roubo de carga, porte ilegal de arma de fogo, receptação e crimes de trânsito, era considerado um indivíduo de alta periculosidade.

  1. Danny Ronnys Almeida dos Santos, 34 anos, conhecido por “Gordo” ou “Gordinho”, foi preso no dia 13 de maio de 2022, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. A captura foi realizada por policiais penais da Secretaria da Administração Pública. Dannys possui passagens por crimes como integrar organização criminosa, roubo, porte ilegal de arma de fogo, estelionato, furto e receptação. Diante dos fatos, o homem teve cumprido mandado de prisão e encaminhado à sede do 32º Distrito Policial, onde foram realizados os procedimentos.

  1. Antônio André Sampaio de Sousa, de 33 anos, conhecido como “Dedé” ou “Escobar”, foi preso no dia 31 de agosto de 2022, em Recife. A captura foi realizada por equipes da PC-CE com apoio da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). O homem, que já possuí várias passagens por tráfico de drogas, homicídios, porte e posse ilegal de arma de fogo, era responsável pela comercialização de drogas e por ordenar homicídios na região sul do Ceará, bem como exercia um papel de liderança de uma organização criminosa atuante na região do Cariri.

Suspeito que foi a óbito após troca de tiros:

Alban Darlan Batista Guerra: localizado no dia 31 de julho de 2020, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), após troca de informações entre as Polícias Civis do Ceará e do Rio sobre o paradeiro do foragido. Morreu em confronto com policiais civis do Rio de Janeiro.