CBCães do CBMCE comemora 15 anos de resgates e salvamentos no Ceará e em outros estados brasileiros
26 de agosto de 2022 - 09:00 #15 anos #Capital #CBCães #CBMCE #Ceará #Resgate #resgate e salvamentos #segurança #SSPDS
Esses pequenos heróis não sabem a diferença que eles fazem na vida de um ser humano em risco. Para esses cães, tudo não passa apenas de uma grande brincadeira. Porém, acompanhados de seus tutores e com muita disciplina, esses animais podem salvar muitas vidas.
No sábado (27), comemora-se os 15 anos da Companhia de Busca com Cães (CBCães) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A CBCães é a unidade do CBMCE especializada no processo da busca e resgate de vítimas em ambientes rurais e urbanos, após desabamento de estruturas colapsadas ou deslizamentos de terra.
A companhia também auxilia a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) em operações. Além disso, a CBCães também serve a sociedade com atendimentos por terapias assistidas na própria unidade por alunos de escolas e de faculdades de veterinária e zootecnia.
Os cães e seus tutores também visitam diversas unidades de saúde públicas ou privadas, de modo a utilizar o animal como mediador e facilitador com processos sentimentais e hormonais dos pacientes.
História
No mês de agosto do ano de 2007, o então comandante-geral, coronel Vasconcelos, decidiu criar um canil, visando treinar cães para auxiliar as Forças de Segurança em buscas de desaparecidos em desastres.
Na época em que ocorriam os preparativos voltados à segurança nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, foram implementados diversos cursos de segurança pública com o uso de cães.
Após a finalização dos estudos, dois bombeiros militares do Ceará foram para a Força Nacional – capitão Lino e cabo Daniel – com o objetivo de se especializar em Cinotecnia com a missão de formar outros bombeiros militares em nosso Estado. Depois disso, mais dois militares cearenses – tenente Alexandre e sargento Antônio – foram enviados a Santa Catarina, com o propósito de se especializarem no curso de segurança com cães.
A companhia iniciou os treinamentos com apenas quatro cães, sendo eles, Kid Billy Boy (raça boiadeiro australiano), Brisa (raça pastor belga), Farra e a Laika (raça labrador). Na ocasião, os quatro bombeiros militares cearenses, que foram especializados, se tornaram os seus tutores.
Nos dias de hoje, a CBCães é localizada na Academia de Bombeiro Militar (ABM) no bairro Prefeito José Walter, onde contam com 15 bombeiros, sendo todos especialistas em Cinotecnia, além de 13 cães em treinamento contínuo. No momento, quatro cães ainda estão em formação e nove são operacionais. Dois dos cães da companhia são certificados pelo Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Conabresc/Ligabom).
Treinamento
A maior parte dos cães da companhia foi adquirida por meio de seleção artificial, que foi realizada na própria unidade, mediante o acompanhamento de um bombeiro especializado. Já alguns cães também foram adquiridos por meio de doações. “Temos uma linhagem de animais, em que alguns deles são filhos e netos de cães de busca”, cita o comandante da CBCães, capitão Eliomar.
O treinamento inicia a partir da segunda semana do nascimento, quando os animais passam por testes e avaliações. “Os cães são avaliados pela sua curiosidade, coragem, faro e interação com os humanos”, explica o comandante da companhia.
O adestramento é diário, seja na hora da alimentação, nas brincadeiras e até nas caminhadas. O cão desenvolve o seu vínculo com o bombeiro tutor, e por meio de todo treinamento, a dupla se torna grandes parceiros. A capacitação dura no mínimo dois anos, período em que o cão passa por uma prova simulada de busca.
Desafios
Durante os anos, a CBCães já atuou em diversas buscas e resgates. Recentemente, a companhia realizou buscas e resgates em tragédias, como o desabamento do Edifício Andréa (CE), o rompimento da barragem de Brumadinho e as enchentes de Petrópolis (RJ) e Pernambuco.