Colégio Militar do Corpo de Bombeiros abre inscrições de projeto para jovens e adultos

1 de julho de 2022 - 13:35 # # # # #

O Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB-ERQ) está com inscrições abertas a partir desta sexta-feira (01), para matrícula de jovens e adultos. Os interessados devem preencherá um formulário de pré-matrícula on-line e logo que as vagas forem disponibilizadas, o candidato será convidado a comparecer à escola, com a devida documentação para matrícula: uma pasta escolar, documentos originais RG e CPF, comprovante de residência, duas fotos 3×4 e o comprovante de escolaridade. A sede da instituição pública de ensino fica localizada na Rua Adriano Martins, 435, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. 

Ao todo serão 60 vagas ofertadas para o curso que tem duração de um ano e meio. As aulas têm início dia 1º de agosto, e ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h, de forma presencial, na sede do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz. 

Mais informações

Para mais informações sobre o curso, os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (85) 3101-2200, ou encaminhar e-mail para cavalcante@cm.cb.ce.gov.br, ou ainda, se dirigir até a sede do CMCB.

Sobre o projeto 

Criada no ano 2000, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do CM fez a diferença na vida de mais de mil estudantes, que foram formados pelo projeto. Hoje, a EJA conta com quatro turmas, atendendo 110 alunos, sendo 25 por turma.

No começo, a EJA tinha o objetivo de formar os bombeiros e funcionários da corporação que ainda não haviam concluído o ensino médio. Em seguida, foram incorporados os familiares dos bombeiros e pessoas da comunidade. Antes da pandemia, eram ofertadas 180 vagas, mas devido ao atual estado de distanciamento social, a quantidade foi reduzida. 

Plataformas digitais são utilizadas para ministrar aulas, o que auxilia professores e alunos no desenvolvimento de suas atividades escolares. Em 22 anos, o projeto do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará já formou mais de 1.200 alunos. Na última quarta-feira, 29 de junho, 27 alunos de 19 a 59 anos se formaram.