Por terceiro dia seguido, Forças de Segurança realizam operação em São João do Jaguaribe

29 de junho de 2022 - 13:22 # # # # # # # # #

Seguindo com a operação deflagrada desde a última segunda-feira (27), as Forças de Segurança mantêm os trabalhos ostensivos e investigativos reforçados na cidade de São João do Jaguaribe, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Ceará. A ofensiva ocorre com o intuito de coibir a prática de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP). Duas pessoas foram capturadas sob suspeita de tráfico de drogas na cidade. 

Em uma rodovia do município, policiais militares do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e da Força Tática, durante uma barreira, abordaram um veículo que era conduzido por um adolescente de 17 anos. Com ele, estava Francisco Kelvin Saldanha Gadelha, 20 anos. Como parte da operação, os policiais realizaram uma vistoria no veículo, onde foram encontrados sete trouxinhas de maconha, dinheiro e aparelhos celulares. O caso foi levado à Delegacia Regional de Russas da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde os procedimentos foram lavrados. 

Ações em toda região

As abordagens realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) ocorrem principalmente dentro da cidade, aos arredores e também nos caminhos que levam até os povoados de Mocós, Uiraporanga e Melões. Além do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e da Força Tática da PMCE, também foram empregadas equipes do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi). A Polícia Civil do Estado do Ceará conta com o reforço de equipes enviadas pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI-Sul). 

Em comparação ao ano passado, São João do Jaguaribe registrou uma retração de 80% nos CVLIs nos cinco primeiros meses de 2022. No período de janeiro a maio de 2021, foram dez casos. Em igual recorte neste ano, esse número reduziu para dois.  

Prisão importante 

Entre as ações de destaque das Forças de Segurança, ocorridas após o monitoramento de chefes criminosos que atuam no território, está a prisão de Leonardo Mesquita Rodrigues, de 27 anos, que foi capturado no dia 8 de junho pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).