Com apoio do Videomonitoramento, PMCE captura dupla e recupera fios de semáforo no Papicu

24 de junho de 2022 - 11:17 # # # # # # # #

Dois homens foram presos e cerca de 30 metros de fios furtados foram recuperados, em uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) registrada na madrugada desta sexta-feira (24), no bairro Papicu – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. A prisão ainda contou com apoio do Sistema de Videomonitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A composição da PMCE fazia diligências na região, quando recebeu o acionamento da Ciops sobre a ocorrência. Em deslocamento ao local, os policiais militares se depararam com os homens, que se preparavam para queimar o material furtado. Uma mochila preta e um boné também foram apreendidos.

Os homens foram identificados como Michael Robert Maurício (38), com cinco passagens por furto e um por roubo; e Jonathan Lima Gomes (29), com antecedentes por furtos. A dupla foi encaminhada ao 2º Distrito Policial, unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi instaurado um inquérito policial por furto. O caso será investigado pelo 15º DP.

Segunda ação

Esta é a segunda ação da PMCE para capturar suspeitos de furtos de fios, na Capital, em 24 horas. Durante a quinta-feira (23), no bairro Messejana (AIS 3), dois suspeitos foram presos e 120 metros de fios de cobre encapados foram recuperados. Já na terça-feira (21), quatro toneladas de fios foram apreendidas com um grupo de quatro homens, no bairro Alagadiço Novo (AIS 7).

Trabalho integrado

As Forças de Segurança do Ceará realizam um trabalho integrado no intuito de identificar e capturar pessoas envolvidas em furtos de fios. A SSPDS destaca ainda que a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), unidade especializada da PC-CE, realiza fiscalizações em sucatas para verificar a existência da prática de receptação desse tipo de material, bem como operações para o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão.

Por último, a pasta lembra que furtar cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública. Além desses, outro crime associado ao delito é o de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros.