PMCE captura cinco suspeitos e apreende quatro armas durante ações ostensivas na Capital

23 de junho de 2022 - 15:28 # # # # # # # # # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou cinco pessoas e apreendeu quatro armas de fogo durante ações distintas realizadas nessa quarta-feira (22). As ofensivas ocorreram nos bairros Jangurussu, José Walter e Cajazeiras – Áreas Integradas de Segurança 3, 7 e 9 de Fortaleza.

No bairro Cajazeiras (AIS 7), uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE iniciou diligências após ser informada sobre um roubo de veículo ocorrido na região. Após buscas, o veículo foi localizado. No interior do carro, um adolescente de 17 anos, que já possui ato infracional análogo ao crime de roubo de veículo, e Kaio Bruno Rocha da Silva (20), com antecedentes por tráfico de drogas, foram localizados.

Com eles, os raianos apreenderam ainda um revólver calibre 32, uma carteira e uma quantia em dinheiro. Kaio foi conduzido para o 13º Distrito Policial (DP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi foi autuado por roubo, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e corrupção de menor. Já o adolescente foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde um ato infracional análogo ao crime de roubo de veículo foi lavrado contra ele.

Outras prisões

No bairro Jangurussu (AIS 3), durante patrulhamento no Conjunto Maria Tomásia, policiais militares lotados no 16º Batalhão da PMCE encontraram um homem em posse de dois revólveres calibre 38 e 12 munições. O suspeito, identificado como Matheus Melo Mota (24), com antecedentes criminais por roubo e corrupção de menores, tentou fugir da abordagem, mas foi capturado.

Já no bairro José Walter (AIS 9), uma outra composição da PMCE prendeu um casal suspeito de porte ilegal de arma de fogo. Dentro do veículo, onde os suspeitos estavam, os policiais militares apreenderam um revólver calibre 38 com munições intactas dentro da bolsa da mulher. Além da arma, dois celulares, três pequenas impressoras, quatro máquinas para cartões magnéticos, um relógio e uma pulseira.

Os indivíduos foram identificados como Marciel Menezes da Silva (33), com antecedentes por lesão corporal dolosa, roubo de veículo, porte ilegal de arma de fogo e roubo; e Nayara Ketle de Paula Silva (25). Ambos foram autuados por porte ilegal de arma de fogo.

Balanço

Entre janeiro e maio de 2022, as Forças de Segurança do Ceará retiraram 2.846 armas de fogo de circulação. Somente em Fortaleza, foram 863 apreensões, o que representa um aumento de 27,3%, em comparação com o mesmo período, em 2021, quando foram recolhidas 678 armas na Capital. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).