Corpo de Bombeiros resgata cobra coral em imóvel residencial em Crateús

20 de junho de 2022 - 15:43 # # # # #

O Corpo Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nesse sábado (18), uma cobra coral verdadeira na cidade de Crateús, Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado. A serpente mais venenosa do Brasil foi encontrada no quintal de uma residência e devolvida ao habitat natural, em uma área de proteção ambiental.

Os bombeiros militares da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionados, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para atender a uma ocorrência de resgate de uma cobra. O acionamento se deu no período da tarde.

“O procedimento preventivo foi adequado, pois devemos sempre manter distância de animais silvestres. Principalmente, quando há crianças e animais domésticos na residência”, reforçou o líder da guarnição, cabo Lima. Segundo ele, a equipe realizou o resgate na posse de equipamentos de proteção individual e de resgate de ofídios.

Prevenção

Apesar do veneno potente, as corais verdadeiras têm um temperamento e anatomia que minimizam as chances de acidentes: menos de 1% dos acidentes ofídicos notificados em todo o Brasil. Ainda assim, os bombeiros militares recomendam manter distância, isolar o local, e acionar a corporação pelo número 193.

(Com informações da assessoria de comunicação do CBMCE)