Corpo de Bombeiros resgata vítima de 64 anos de soterramento em Limoeiro do Norte

13 de junho de 2022 - 11:40 # # # # # # #

Com informações do CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) protagonizou, nesse domingo (12), o resgate de uma vítima de soterramento, ocorrido em Limoeiro do Norte, município da Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. O homem de 64 anos estava cavando uma fossa ao lado da própria residência, na localidade de Sítio Socorro, quando as paredes laterais cederam e a vítima foi soterrada até a altura do pescoço. Foram cerca de sete horas até a conclusão da ocorrência.

A partir daí, populares acionaram a 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (2ª Cia/ 4º BBM) ligando para o 193. “Quando o socorro chegou, o senhor estava soterrado até o pescoço, dificultando a respiração. Assim, utilizamos seis cilindros de oxigênio do Equipamento de Proteção Respiratória Autônoma (EPRA) até liberarmos mais seu corpo, facilitando a respiração natural”, comentou o comandante, tenente Alexandre.

No início, foram utilizadas portas e telhas com objetivo de conter a areia frouxa e fina e proteger a vítima. Após mais de duas horas removendo a areia manualmente, a equipe passou a contar com o auxílio de uma retroescavadeira, cedida voluntariamente, que acelerou ainda mais o resgate. A vítima, consciente e orientada, foi então conduzida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) até uma unidade hospitalar.

No total, foram 17 bombeiros militares, de serviço e de folga, que protagonizaram o resgate.