Profissionais do Samu lotados na Ciopaer da SSPDS participam de treinamento

6 de junho de 2022 - 15:01 # # # # #

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, que atuam na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), participaram de uma aula prática do curso de Atendimento Pré-hospitalar (APH). A capacitação ocorreu no sábado (4).

A iniciativa, que iniciou no dia 28 de maio, é uma parceria dos órgãos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS). Na ocasião, aulas teóricas foram fornecidas para os profissionais de saúde. Já as aulas práticas acontecem durante todo o mês de junho, divididas em três turmas. Durante as instruções, os assuntos são voltados para os resgates de vítimas presas em ferragens após acidente automobilístico.

Para o gerente da Unidade de Transporte Aéreo do Samu 192 Ceará, Leonardo Torres, o treinamento visa aprimorar e nivelar a equipe médica e de enfermagem que trabalha no aeromédico. Ele destacou que “o treinamento é importante para que todos estejam treinados e alinhados para poder ter o melhor desempenho durante o salvamento. Em algumas ocorrências, a equipe da Ciopaer pode ser a primeira a chegar na cena do acidente”.

Balanço

O treinamento, que ocorre anualmente, para os profissionais de saúde que trabalham no aeromédico, tem o objetivo de tornar a capacitação mais harmônica para as equipes de resgate da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros, que desenvolvem ações em ambientes complexos. Além disso, a atualização e melhoria das técnicas de salvamento veicular são os focos das aulas práticas. Neste ano, o serviço aeromédico foi acionado para 29 ocorrências, considerando o período de janeiro até maio.

Assessoria de Comunicação do Samu 192 Ceará