Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros resgata velejador na Praia do Futuro

27 de maio de 2022 - 12:59 # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou, no final da tarde dessa quinta-feira (26), um velejador e seus equipamentos na Praia do Futuro, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) da Capital. O homem de 23 anos de idade estava a cerca de um quilômetro da faixa de areia, cansado e já não conseguia levantar a pipa da vela. Dois surfistas colaboraram com o resgate e a vítima nada sofreu.

A equipe do Posto de Guarda-Vidas 01 (PGV01) foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Imediatamente, o fiscal de praia na viatura de salvamento providenciou o deslocamento da moto aquática para resgatar o velejador, como também seu equipamento.

Quando a moto aquática chegou no velejador, este se encontrava de colete e apoiado na prancha de hydrofoil com um acompanhamento de dois surfistas, mas aparentava estar cansado e com dificuldade de remar. “Hydrofoil é uma prancha diferente de kite. Ela navega em uma altura superior”, explica o comandante adjunto da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ª CSMar), o capitão Igor Cabral.

“O velejador e seu material se encontravam à deriva por conta da pipa ter pousado na água e o velejador não conseguir levantá-la novamente, a cerca de 1 km da faixa de areia”, complementa o capitão Igor Cabral. Foram duas viagens, sendo uma para o resgate do velejador e outra para os surfistas. O velejador, que reside em Fortaleza, saiu do mar consciente, orientado e sem lesões aparentes.

Prevenção

O Corpo de Bombeiros orienta aos praticantes de esportes aquáticos a sempre deixar uma pessoa de confiança na faixa de areia, acompanhando a movimentação do desportista em rios, lagoas e mares. Em caso de emergência, é possível acionar as instituições de segurança gratuitamente pelos números 190 e 193. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados.

(Com informações da assessoria de comunicação do CBMCE)