Preso em Pernambuco suspeito de negociar uma tonelada de drogas com cartel da Colômbia

24 de maio de 2022 - 14:22 # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com o apoio da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), prendeu em Jaboatão dos Guararapes/PE, um suspeito de negociar uma tonelada de drogas com um cartel da Colômbia. De acordo com as apurações, os entorpecentes seriam enviados ao Ceará. As investigações em torno do alvo foram conduzidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da PC-CE. A captura ocorreu na última sexta-feira (20). Detalhes do trabalho policial foram divulgados, na manhã de hoje (24), em coletiva de imprensa na sede da Superintendência da Polícia Civil, em Fortaleza.

A operação teve como objetivo localizar e prender Renan Lemos dos Santos (29), o “Galo Cego”, que responde por tráfico de drogas. Conforme as apurações, “Galo Cego” já era investigado pela Draco/PC-CE desde meados de 2020. Ele é apontado como um dos principais fornecedores de drogas para a região da grande Messejana. Ainda conforme as investigações, ficou constatado que o alvo viajou por duas vezes para a Colômbia, no ano passado, para negociar uma tonelada de drogas que seria enviada ao Ceará. Com o aprofundamento das investigações, a PC-CE descobriu que o alvo fugiu para o estado vizinho a fim de se esconder das autoridades cearenses.

Com o cerco fechado, a PC-CE além de prender Renan, capturou ainda seu comparsa identificado como Fernando Uchoa Júnior (30), o “Nando”, que já responde a quatro procedimentos policiais por tráfico de drogas e por integrar organização criminosa. Ele também era objeto de investigação à mesma época, quando foi apontado como o principal distribuidor de armas de grosso calibre e munições, no bairro Paupina, na Grande Messejana, para a prática de diversos homicídios na região, intensificando a disputa territorial por grupos rivais. Também ficou constatado que Fernando é o responsável pela venda de drogas de toda a cidade de Beberibe.

Os alvos foram localizados no bairro de Candeias, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, onde “Galo Cego” residia em um apartamento à beira mar. Já “Nando” estava em outro apartamento. Contra os alvos, foram cumpridos mandados de prisão preventiva pelo crime de integrar organização criminosa, oriundos da Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Ceará. Após as capturas, os suspeitos já foram recambiados ao Ceará, por equipes da PC-CE, onde foram ouvidos e autuados em flagrante na sede da Draco, por uso de documento falso, em seguida foram colocados à disposição da Justiça. 

Denúncias

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.