Grupos musicais da SSPDS e vinculadas apresentam-se em comemoração aos 25 anos da pasta

20 de maio de 2022 - 18:12 # # # # # # # #

Utilizando a arte como instrumento de conscientização e promovendo a prevenção à violência e à criminalidade e ao uso de drogas, o grupo “Prevenção e Arte” da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apresentou-se, na tarde desta sexta-feira (20), durante a semana de aniversário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Além da parte artística divulgada pelos PMs, o evento também contou com as participações de bandas da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da SSPDS (Cotic/SSPDS), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e do 1º Colégio da PMCE General Edgard Facó (1º CPMGEF).

Além dos estandes do Mundo SSPDS e simulação de resgate em altura, a semana de aniversário da pasta contou com apresentações de bandas musicais integradas por profissionais de instituições vinculadas e da própria SSPDS. Nesta sexta-feira, durante as festividades de 25 anos da SSPDS, apresentaram-se as bandas da Cotic/SSPDS, do CBMCE e da PMCE, que apresentaram grandes músicas do cenário da música nacional.

A primeira banda a se apresentar, na manhã desta sexta-feira, foi o grupo formado pelos músicos da Cotic, a “Cotic-Band”, criada em dezembro de 2021, com cinco integrantes, incluindo vocalistas, contando ainda com instrumentos como guitarra, contrabaixo, bateria e violão. O grupo musical é integrado por profissionais do setor de Tecnologia da Informação (TI). A banda tocou, durante cerca de meia hora, uma setlist composta por músicas de pop-rock brasileiro.

De acordo com Luciano Freire, coordenador da Cotic e idealizador do grupo musical, a “Cotic-Band” foi formada para animar as confraternizações da própria equipe. Para ele, participar da festa de aniversário da SSPDS foi uma surpresa. “A banda foi formada em dezembro do ano passado, quando nos reunimos para fazer o Natal. Eu, que já fazia isso por onde passava, procurei formar o grupo para que pudéssemos fazer as nossas festas de confraternização, na Cotic. Só que o convite para participar do evento foi surpresa. Eu falei que tinha a banda e nos convidaram”, disse Luciano, também vocalista da banda.

No início da tarde, o grupo musical do CBMCE foi o segundo a participar da programação da semana de aniversário da pasta. Em seu repertório, a banda conta com músicas como xote, samba e marchinhas. A banda musical é dividida em grupos menores com 16 pessoas, que participam das apresentações. Durante a apresentação, foram tocadas várias músicas conhecidas do público.

De acordo com o tenente-coronel Márcio Mendonça, comandante e regente da Banda de Música do Corpo de Bombeiros, o grupo musical conta com 46 integrantes, além de seis oficiais, que se apresentam em diversos lugares. “A banda foi criada em 1994 e completou, portanto, 28 anos de existência, tocando diariamente para a sociedade cearense em diversos lugares, principalmente empresas, escolas, realizando concertos cívicos, militares, concertos didáticos e tocatas simples do dia a dia”, afirmou o regente.

A apresentação do projeto “Prevenção e Arte”, da PMCE, também foi realizada no horário da tarde. O repertório do grupo musical contou com músicas de artistas que fizeram e fazem sucesso no cenário nacional.

De acordo com o trio, durante a apresentação, as atividades musicais fazem parte de um projeto com presença nas escolas, com foco, principalmente, nos alunos. “Também contamos com um ciclo de palestras sobre drogas, criminalidade e violência. A nossa intenção é nos aproximar dos jovens, nos aproximar da comunidade de uma forma geral. E quem quiser conhecer o nosso trabalho é só entrar no nosso instagram ou no nosso facebook. A nossa forma de divulgar o nosso projeto é através de apresentação musical”, afirmou o 3º sargento Anderson, vocalista do grupo durante a apresentação.

A banda musical do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó encerrou as apresentações musicais, por volta das 15h. Há um novo grupo da banda em formação que é composto por 80 alunos distribuídos nos dois turnos. De acordo com o subtenente Márcio, responsável pelo grupo, a banda de música do 1º CPMGEF tem uma escola de música que funciona de segunda a sexta-feira nos dois turnos com alunos dos ensinos Fundamental I, II e Médio. “Hoje apresentamos só uma fração da banda com 15 alunos do 3° ano do turno da manhã por ocasião das provas. Todos os alunos estão devidamente matriculados e inscritos na banda. Dois alunos corneteiros, sendo um do turno da manhã e um do turno da tarde”, afirmou o subtenente.