Caminhões, carros e motocicletas das Forças de Segurança ao alcance dos visitantes

20 de maio de 2022 - 16:31 # # # # # # #

Máquinas de diversas potências e nas suas mais variadas funções. Assim são os veículos da Segurança Pública, expostos no Mundo SSPDS, nesta sexta-feira (20), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A exposição foi aberta ao público e aos estudantes de diversas instituições de ensino. Para quem é fã de veículos automotores e da segurança pública, foi um momento especial. Um carro esportivo, apreendido pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) durante uma operação, também foi exposto.

Quem entrava na sede da SSPDS, no bairro São Gerardo, em Fortaleza, se deparava logo de cara com o “Humaitá”, caminhão pertencente ao Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e que é utilizado em ações de restabelecimento da lei e da ordem em grandes eventos e manifestações populares. Com um peso de 32 toneladas, o veículo é equipado para comportar três tripulantes e 15 ocupantes. Desde 2014, o caminhão integra a frota de veículos.

Também utilizado para grandes operações, está o veículo da Coordenadoria de Operações de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). O veículo blindado integra a frota da instituição desde o ano de 2021. Comumente, é usado em operações quando há a necessidade do desembarque de grande quantidade de policiais civis.

Já na parte central do estacionamento, estavam diversas viaturas do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE, e também da Polícia Civil e da Perícia Forense. Para quem gosta de motocicletas, foi a chance de conferir de perto as motocicletas do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e do CPRaio. Esta última, com mil cilindradas para serem utilizadas no combate ao crime nas ruas de todo o Estado.

A aluna do 1° ano do Ensino Médio, Ster Lisboa, do 3º Colégio da Polícia Militar Tenente Mário Lima, em Maracanaú, conta com alegria sobre viver a experiência.“Eu estou achando incrível, porque é uma carreira que quero para a minha vida, a carreira militar. Então ver esses veículos de perto é uma baita experiência”, disse.

Lá de cima

Outras duas viaturas foram colocadas à disposição para os visitantes. Uma delas é uma autoescada Magirus de 60 metros, do Corpo de Bombeiros, e que tanto pode ser utilizada para o combate a sinistros como para resgates. O outro equipamento apresentado foi uma viatura do tipo Air-Core TAF 35 para combates a incêndios florestais e um robô autopropelido com turbina Air-Core TAF 35. Ambos recém-adquiridos pelo Governo do Ceará.

Um dos fãs das Forças de Segurança é o Matheus Araújo. O jovem, que subiu no caminhão dos Bombeiros, falou com alegria sobre a sua admiração aos homens e mulheres que atuam pela segurança da população. “É uma experiência muito bacana de você conhecer todos os tipos de equipamentos e estruturas utilizadas pela Secretaria da Segurança. Sou muito fã da Polícia e completo cinco anos de admiração. Me sinto como se estivesse dentro de um parque de diversões ao ver essas exposições”, revela.

Simulação de perícia

Durante a tarde, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) simulou uma perícia de local de crime, em que o cenário foi um veículo apreendido pela Polícia Civil. O carro era um esportivo de modelo Porsche Carrera apreendido em operação de combate aos grupos criminosos. A narração de todas as informações acerca do trabalho pericial foi realizada pelo perito criminal Rômulo de Oliveira.

“Seguimos os trâmites que é a parte que o delegado aciona os peritos, e nós chegamos ao local, onde identificaremos alguns vestígios. O que são esses vestígios? São as provas do crime. Aquele material que seria recolhido no local, pode ser uma digital, pode ser uma cédula, pode ser um projétil ou uma gota de sangue, que levaremos aos nossos laboratórios, onde serão feitas as análises para identificar os culpados e como aconteceu aquele crime. Por fim, repassar o laudo pericial de volta para a Polícia Civil, explicou.