Jiboia com cerca de três metros é resgatada pelo CBMCE em Ipueiras

16 de maio de 2022 - 11:13 # # # # #

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou uma cobra jiboia de aproximadamente três metros de comprimento, na noite da última sexta-feira (13), no Sítio Araçás, zona rural de Ipueiras, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado.

Segundo os moradores da localidade, o animal apareceu em um alpendre e tentava entrar em uma residência quando uma cadela de estimação percebeu e alertou a família. O solicitante acionou o Posto Avançado de Ipueiras – a 2ª Companhia do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros (2ªCia/3ºBBM) – para registrar a ocorrência. De imediato os bombeiros militares de plantão se deslocaram ao local.

O resgate

Para o resgate do réptil, que pesava aproximadamente 16 quilos, o Corpo de Bombeiros utilizou uma pinça longa e luvas de proteção. O animal não apresentava nenhum ferimento aparente. Logo após a retirada do local, a jiboia foi devolvida ao seu hábitat natural.

Prevenção

O CBMCE recomenda à população a não tentar capturar o animal, mesmo não sendo uma cobra venenosa. O mais prudente é manter-se distante de todo e qualquer animal silvestre. Como também ligar para o número 193, que a equipe está sempre de prontidão para atender aos chamados de emergência.

A jiboia

A jiboia é uma serpente que pertence à família Boidae, na qual estão as maiores espécies de serpentes não peçonhentas. Tem o nome científico de Epipremnum pinnatum. Assim como ela pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros, a jiboia é um réptil que pode atingir até quatro metros de comprimento, entretanto, geralmente, não apresenta mais de dois metros. As jiboias perdem em tamanho, no nosso país, apenas para a sucuri, sendo considerada, portanto, a segunda maior espécie da fauna brasileira.

Balanço

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente. Enquanto que o balanço entre janeiro e abril deste ano, em todo o Estado, 3.393 animais foram resgatados. Em Ipueiras, foram resgatados de janeiro e abril de 2022, 44 animais, sendo 17 cobras.  

Com informações da Comunicação do CBMCE